No Dia Internacional da Igualdade Salarial, a ONU Mulheres expressou solidariedade com trabalhadoras de todo o mundo para eliminar a disparidade salarial entre homens e mulheres e alcançar a igualdade salarial para a mesma função desempenhada por ambos os sexos.
Na Declaração e Plataforma de Ação de Pequim, os governos comprometeram-se a aplicar a igualdade salarial e renovaram a promessa como parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No entanto, as desigualdades sistémicas e enraizadas permanecem, sobretudo entre mulheres de minorias raciais e étnicas, migrantes e pessoas com deficiência.
Urgência de ações
A entidade ressalta a urgência de ações coordenadas para eliminar a desigualdade salarial. As mulheres ainda ganham, em média, 20% menos do que os homens. Essa diferença discriminatória corrói os direitos femininos e impede um crescimento económico inclusivo e sustentável.
A igualdade de remuneração por trabalho de igual valor é um direito fundamental
Como co-líder da Coalizão Internacional pela Igualdade Salarial, Epic, juntamente com a OIT e a Ocde, a ONU Mulheres promove ações em parceria com governos, empregadores e instituições internacionais.
O grupo recomenda aos governos criar quadros jurídicos e políticas que garantam a equidade salarial e trabalho digno, com práticas transparentes e auditorias de equidade. Já as organizações de trabalhadores devem promover o diálogo social e a negociação coletiva. Com apoio técnico e a participação ativa do setor privado, sociedade civil e meio académico, é possível eliminar a disparidade salarial e avançar no empoderamento económico das mulheres.
Apelo da ONU Mulheres
Com o início da 80ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque, a entidade reafirma o apelo à cooperação internacional e ao respeito pelos direitos humanos.
A igualdade de remuneração por trabalho de igual valor é um direito fundamental e um pilar do desenvolvimento sustentável e da igualdade de género.
A ONU Mulheres apela a todas as partes que renovem o seu compromisso, adiram à Epic e intensifiquem a ação coletiva para eliminar as disparidades salariais entre homens e mulheres.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.