O racismo bloqueia oportunidades, corrompe comunidades e causa uma erosão nos fundamentos da dignidade, da igualdade e da justiça.
Neste Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial, o secretário-geral da ONU, António Guterres, divulgou uma mensagem para pedir o combate ao crime que ele define como um “veneno que continua a infectar o mundo”.
Compromisso global de combater o racismo
Segundo Guterres, o racismo é também um legado tóxico de escravidão histórica, colonialismo e discriminação.
Este ano, a data coincide com o 60º aniversário da Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial.
O tratado representa um compromisso global para acabar com a prática de discriminar alguém nesses termos.
Uma praia segregada em Strandfontein, na Cidade do Cabo, África do Sul, em 1985
O secretário-geral da ONU lembra que a Convenção nasceu de movimentos de direitos civis, da luta contra o apartheid: o regime de segregação racial na África do Sul, e das ações de descolonização da década de 1960.
É obrigação de todos os países adotar medidas concretas para combater doutrinas racistas, promover o entendimento e construir um mundo sem discriminação racial.
Discurso de ódio e algoritmos que manipulam
O líder das Nações Unidas acredita que o tratado de combate à discriminação continua sendo um farol de esperança em tempos sombrios.
Ele citou discursos de ódio e algoritmos que lucram com ações hostis e de divisão de pessoas e comunidades.
Guterres encerrou a mensagem renovando seu apelo à ratificação universal da Convenção e a implementação pelos Estados.
Ele também pediu a empresários em todo o mundo e à sociedade civil que combatam o crime e disse que as Nações Unidas não descansarão até que um mundo sem racismo se torne realidade para todos.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.