A presença de mulheres no Judiciário, como juízas e em outros postos de destaque, é fundamental para assegurar que os tribunais representem seus cidadãos, respondam as preocupações e confiram julgamentos sólidos.

Mulheres na justiça ajudam a aumentar a legitimidade das cortes, enviando um sinal claro e poderoso de que essas instituições estão abertas e acessíveis a todos que buscam pelos seus direitos.

Vidas afetadas por decisões do tribunal

Os postos altos, de liderança e comando no setor da justiça ainda são dominados por homens.

Neste Dia Internacional das Mulheres Juízas, a ONU quer chamar a atenção para a entrada de magistradas nos espaços dos quais elas foram excluídas historicamente.

O aumento da presença feminina nesses postos também ajuda a obter mais transparência e representação inclusive das pessoas cujas vidas são afetadas pelas decisões do tribunal.

Este ano, a ONU quer fortalecer a campanha Mulheres na Justiça e Mulheres para a Justiça. ( Women in Justice, women for justice  link em inglês).

A iniciativa quer celebrar a participação equitativa de mulheres em todos os níveis do Judiciário planejando e executando estratégias para que elas ascendam cada vez mais.

O Dia Internacional foi instituído pela Assembleia Geral e incentiva todos os países-membros da ONU a promoverem as condições necessárias para que mais mulheres optem por uma carreira em todas as áreas da justiça.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.