Nesta segunda-feira, a sede da ONU, em Nova Iorque, inicia a Semana de Alto Nível, que representa o clímax da comemoração do 80º aniversário das Nações Unidas.
Em diversas reuniões, cerca de 150 chefes de Estado e de governo se juntam a funcionários da organização para refletir sobre a história da ONU, o estado do multilateralismo, reformas e o caminho a seguir.
Cópia original da Carta da ONU exposta na sede em Nova Iorque
Possibilidades de diálogo
Anunciando o evento, o secretário-geral, António Guterres, afirmou que todos os países terão uma oportunidade que não se pode perder para oferecer diálogo, mediação e soluções.
Já a presidente da Assembleia Geral, Annalena Baerbock, disse que os países devem capitalizar as possibilidades para realçar a importância do momento histórico e o compromisso com a Carta da ONU e os princípios que ela representa.
Conferência de São Francisco
Desde junho, a organização realiza eventos para marcar os 80 anos da assinatura da Carta da ONU, na Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional em São Francisco, Estados Unidos, em 1945. Dos países de língua portuguesa, o Brasil foi o único a firmar o documento pela mão da diplomata e cientista Bertha Lutz.
Ao todo, foram 50 países fundadores.
Ainda nesta segunda-feira, a sede das Nações Unidas acolhe a reunião de alto nível da Assembleia Geral sobre o 30º aniversário da Quarta Conferência Mundial sobre a Mulher.
Na sessão da tarde será realizada a Conferência Internacional de Alto Nível para a Solução Pacífica da Questão Palestina e a Implementação da Solução de Dois Estados.
Delegados em uma reunião do Comitê para a Eliminação da Discriminação contra Mulheres, Cedaw, com sede em Genebra
Principal órgão deliberativo das Nações Unidas
Na terça-feira começa o debate geral com pronunciamentos de representantes dos 193 Estados-membros e delegações de observadores no principal órgão deliberativo das Nações Unidas.
Durante a semana, a sala da Assembleia Geral e o complexo da organização abordará desafios globais mais urgentes, incluindo crises que vão desde guerras, mudanças climáticas, igualdade de gênero e inteligência artificial.
Para as Nações Unidas, nesta semana de alto nível, além de cumprir uma tradição deve ser marcado um momento vital para a comunidade internacional refletir, renovar seu compromisso e reimaginar o futuro compartilhado.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.