As Nações Unidas reiteraram seu apelo para garantir mais segurança a entidades de ensino na Nigéria. A declaração ocorre após o governo nigeriano ter anunciado que 130 pessoas foram libertadas do cativeiro após terem sido sequestradas de um colégio cristão no estado de Níger. 

O crime ocorreu no internato da Escola Católica St. Mary’s, em Papiri, em 21 de novembro. Do local do centro-norte do país já tinham sido libertadas 100 das 250 pessoas. 

Escolas nigerianas mais seguras  

Em nota publicada em rede social, o representante das Nações Unidas na Nigéria, Mohamed Fall, saudou a libertação das vítimas, que acontece “em momento em que as pessoas se reúnem com suas famílias.” 

Ele pediu esforços coletivos e contínuos para tornar todas as escolas nigerianas mais seguras para a aprendizagem.  

Já o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, disse que se trata de uma “ótima notícia com o aproximar do fim do ano”. 

A agência reiterou que tem apoiado o governo, as crianças, as famílias e os professores defendendo ainda que ações para garantir a segurança de todas as escolas continuem. 

As autoridades nigerianas consideraram a libertação dos estudantes e professores como um “momento de triunfo e alívio”, após o que considera “um dos piores sequestros em massa da história do país”. 

Sobre as centenas de crianças que foram libertadas da escola católica St. Mary’s em Papiri, as autoridades destacaram que “nenhum aluno permanece em cativeiro”.  

 

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.