O subsecretário-geral da ONU para os Assuntos Humanitários alertou que o tempo está se esgotando para evitar que a fome se alastre para além do norte de Gaza.

Falando de Istanbul, Turquia, Tom Fletcher disse que restam apenas algumas semanas para evitar a fome em massa nas áreas central e sul.

Deir al-Balah e Khan Younis

De acordo com o chefe humanitário, há uma janela estreita até o final deste mês para prevenir a fome em Deir al-Balah e Khan Younis. É uma corrida contra o tempo.

Tom Fletcher reiterou a urgência da livre passagem da ajuda humanitária

O alerta surge quando moradores deslocados na Cidade de Gaza disseram à ONU News que estão encarando a difícil decisão de permanecer ou fugir da área de abrigo.

A Agência da Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos, Unrwa, informou que há milhares de pessoas sendo desalojadas à força, mais uma vez, de suas casas por ataques consecutivos e concentrados em áreas minúsculas e inseguras.

Em nota, Fletcher condenou a mais recente ordem de deslocamento de Israel na Cidade de Gaza, ressaltando que isso ocorreu “duas semanas após a confirmação da fome em Gaza e em meio a uma enorme ofensiva militar”.

Apelo por ação imediata

O chefe humanitário descreveu um cenário de morte, destruição, inanição e deslocamento de civis palestinos como “resultado de escolhas que desafiam o direito internacional e ignoram a comunidade internacional”.

Ao pedir ajuda imediata, Fletcher reiterou a urgência da livre passagem da ajuda humanitária e na “dimensão em que se puder” fornecer apoio, e ainda pela proteção dos civis.

Ele falou sobre a necessidade de medidas provisórias da Corte Internacional de Justiça, “libertando tanto os reféns como os palestinos detidos arbitrariamente, culminando em cessar-fogo”.

Depósito para distribuição a hospitais

Segundo a Classificação Integrada da Fase de Segurança Alimentar, IPC, a fome no norte de Gaza se espalhará para Deir al-Balah e Khan Younis até o final deste setembro.

Na sequência dessa declaração, foi confirmada a morte de inanição de 109 pessoas, incluindo 23 crianças. Os dados são do Ministério da Saúde de Gaza, que é controlado pelo movimento Hamas.

Noutro desenvolvimento, a Organização Mundial da Saúde, OMS, disse que recebeu 572 cadeiras de rodas, incluindo 260 para crianças, no depósito de distribuição a hospitais e parceiros em toda a Faixa de Gaza.

O número de pacientes feridos vem subindo na área de conflito, alertou a agência

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.