As Nações Unidas manifestaram profunda preocupação com um ataque mortal que ocorreu em Ternivka, na região de Dnipropetrovsk, a leste da Ucrânia. O ataque atingiu trabalhadores civis que regressavam a casa no domingo, após um dia de trabalho.
A Missão de Monitoramento de Direitos Humanos da ONU na Ucrânia esteve no local e confirmou a morte de 12 civis e 16 feridos no incidente.
Primeira explosão
Os funcionários da mina viajavam de ônibus numa rota regular de transporte público da mina de Pavlohrad, a cerca de 65 quilómetros da linha de frente, quando vários drones russos atingiram a estrada perto do veículo durante minutos.
As explosões perfuraram o meio de transporte, matando e ferindo passageiros. Outros civis que circulavam na área e pessoas que tentaram socorrer as vítimas após a primeira explosão também terão sido atingidos.
Civis que circulavam na área e pessoas que tentaram socorrer as vítimas após a primeira explosão também terão sido atingidos
A chefe do grupo de especialistas, Danielle Bell, sublinhou que o ataque demonstra o impacto direto das hostilidades no dia a dia da população.
Ela destacou que este incidente destaca “os perigos que os civis enfrentam quando os confrontos se estendem a áreas da vida quotidiana, mesmo muito além da zona de combate ativa.”
Vestígios no local confirmam o ataque
No local do ataque, funcionários da ONU registraram duas crateras, à frente e atrás do veículo destruído, assim como restos visíveis dos drones utilizados no ataque.
Um mineiro de carvão que ficou ferido no ataque descreveu ter saído pela janela do ônibus após a primeira explosão, ouvido gritos vindos de dentro do veículo e, alguns minutos depois, uma segunda explosão.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.


























