Os altos custos para participantes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, COP30, que acontecerá no Brasil, foi um dos temas da sessão de perguntas e respostas entre o porta-voz do secretário-geral e correspondentes, na sede da ONU, nesta quarta-feira.
Uma das correspondentes quis saber sobre o impacto dos preços altos por hotel e outros serviços e como isto deve influenciar a participação da sociedade civil e até de agências da própria ONU.
Mais de 40 mil visitantes
O porta-voz Stephane Dujarric afirmou que a ONU está plenamente ciente dos desafios enfrentados pelo Brasil, mas espera-se que muitas dessas questões sejam resolvidas. Ele ressaltou ser fundamental que, para esta e qualquer outra COP, haja uma grande participação da sociedade civil, e que os Estados-membros possam levar quantas pessoas possam custear.
O porta-voz do secretário-geral, Stéphane Dujarric, informa jornalistas na sede da ONU
A COP30 está marcada para ocorrer em Belém do Pará, no Brasil, de 10 a 21 de novembro.
Os organizadores esperam mais de 40 mil visitantes durante os principais dias do evento. Cerca de 7 mil pessoas serão parte das equipes das Nações Unidas e delegações de países-membros.
Desafios em outros eventos
Dujarric afirmou que é importante ouvir a voz da sociedade civil e lembrou que outros eventos similares também enfrentaram desafios, por diferentes razões.
O representante disse que a ONU tenta resolver tudo de forma econômica, quando questionado sobre qual era o efeito da alta de custos no próprio Sistema da organização e se havia possibilidade de até mesmo suas delegações serem afetadas.
Conferência inclusiva
Em reunião das várias partes ligadas à organização do evento, em julho, a Secretaria Especial da COP30 reafirmou seu compromisso em “realizar uma conferência climática ampla, inclusiva e acessível”.
Os organizadores debaterão várias etapas de um plano de hospedagem que contemplaria delegações diretamente envolvidas nas negociações oficiais da edição deste ano.
*Eleutério Guevane é redator-sênior da ONU News.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.