Quase metade das pessoas em todo o mundo que enfrentam cegueira causada por cataratas não têm acesso à cirurgia necessária. Os dados são de um novo estudo publicado no boletim médico The Lancet.
A Organização Mundial da Saúde, OMS, pede mais esforços aos países no acesso à cirurgia de cataratas, alertando que milhões de pessoas continuam privadas de um procedimento simples e eficaz que pode restaurar a visão e prevenir a cegueira evitável.
Uma causa evitável de cegueira
A catarata, caracterizada pela opacificação do cristalino do olho, provoca visão turva e pode levar à cegueira. A doença afeta mais de 94 milhões de pessoas em todo o mundo.
Nas últimas duas décadas, a cobertura global da cirurgia de catarata aumentou cerca de 15%. No entanto, o envelhecimento da população e o aumento do número de casos fizeram crescer a procura por este tipo de intervenção.
As projeções mais recentes indicam que a cobertura deverá aumentar cerca de 8,4% ao longo desta década, um ritmo considerado insuficiente para alcançar a meta da Assembleia Mundial da Saúde, que prevê um aumento de 30% até 2030.
Desigualdades regionais e de gênero
O estudo analisou dados de 68 países entre 2023 e 2024. A conclusão é de que a região africana enfrenta a maior lacuna, com três em quatro pessoas que necessitam de cirurgia continuam sem tratamento.
As mulheres são desproporcionalmente afetadas em todas as regiões, apresentando um menor acesso aos cuidados do que os homens.
As desigualdades refletem barreiras estruturais persistentes, incluindo a falta e distribuição desigual de profissionais de oftalmologia, altos custos suportados pelos pacientes, longas listas de espera e falta de informação ou procura pelos serviços disponíveis.
Soluções para fechar as lacunas
A OMS considera que acabar com a cegueira desnecessária causada pela catarata é possível.
As medidas recomendadas incluem integração do rastreio visual e dos exames oftalmológicos nos cuidados de saúde primários, investimento em infraestruturas essenciais e expansão e melhor distribuição da força de trabalho, sobretudo em zonas rurais.
A agência sublinha a importância de esforços específicos que priorizem mulheres e comunidades marginalizadas, de forma a reduzir desigualdades persistentes.
Apela ainda a governos, parceiros e à sociedade civil para que reforcem o seu compromisso, enfrentem as desigualdades de gênero e geográficas e priorizem as populações mais vulneráveis.
O objetivo é tornar a cirurgia de cataratas universalmente acessível e acabar com a cegueira evitável em todo o mundo.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.


























