A Organização Mundial da Saúde, OMS, anunciou suas recomendações para a composição viral das vacinas contra a influenza e para uso na temporada de gripe de 2026 no Hemisfério Sul.

O anúncio, na semana passada, foi feito na Reunião Informativa após uma Consulta de quatro dias sobre a Composição das Vacinas contra o Vírus da Gripe.

Eficácia a cada ano

A agência da ONU explica que as atualizações regulares da composição das vacinas são cruciais para garantir a eficácia da imunização. O vírus da gripe está em constante evolução e as diretrizes ajudam a proteger a saúde pública em todo o globo.

As consultas com os técnicos são realizadas duas vezes ao ano, a pedido da própria OMS. Uma serve ao Hemisfério Norte e outra ao Hemisfério Sul.

O grupo inclui especialistas dos Centros Colaboradores da OMS e dos Laboratórios Regulatórios Essenciais que analisam dados de vigilância e outras informações fornecidas pelo Sistema Global de Vigilância e Resposta à Gripe da OMS.

Vacinas trivalentes

Essas recomendações servem de base para que autoridades regulatórias nacionais e regionais, fabricantes de produtos farmacêuticos e outras partes desenvolvam, produzam e licenciem vacinas contra a gripe para a próxima temporada.

A OMS recomenda que as vacinas trivalentes para uso na estação de gripe do Hemisfério Sul, no próximo ano, contenham o seguinte:

Vacinas à base de ovo

• Um vírus semelhante ao A/Missouri/11/2025 (H1N1) pdm09;

• Um vírus semelhante ao A/Singapore/GP20238/2024 (H3N2); e

• Um vírus semelhante ao B/Austria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria).

Já as vacinas à base de cultura de células, proteína recombinante ou ácido nucleico devem ser compostas por:

• Um vírus semelhante ao A/Missouri/11/2025 (H1N1)pdm09;

• Um vírus semelhante ao A/Sydney/1359/2024 (H3N2); e

• Um vírus semelhante ao B/Austria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria)

Sem justificativa

Com base nas quatro recomendações anteriores da OMS, desde setembro de 2023, o comitê consultivo de composição da vacina contra influenza continua tendo a opinião de que a inclusão de um antígeno da linhagem B/Yamagata não é mais justificada.

As vacinas quadrivalentes, em que a transição para vacinas trivalentes ainda não foi concluída, contêm um quarto componente – um vírus da linhagem B/Yamagata (vírus semelhante ao B/Phuket/3073/2013).

Não haverá mais recomendações atualizadas para o componente da linhagem B/Yamagata.

A OMS também atualizou as recomendações para o desenvolvimento de novos vírus candidatos a vacinas contra a gripe zoonótica, visando a preparação para pandemias.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.