O Grupo Banco Mundial, em parceria com o Ministério da Economia do Brasil, lançou esta segunda-feira o site Brasil Aberto.
A plataforma online interativa busca aumentar a transparência sobre a atuação da organização representada no país pelo Banco Mundial, Bird, a International Finance Corporation, IFC, e Multilateral Investment Guarantee Agency, Miga.
Tecnologias
De acordo com o grupo “a ferramenta apresenta com clareza e contextualização” o trabalho realizado no país.
O evento contou com a participação do secretário de Assuntos Econômicos Internacionais, Erivaldo Gomes, da diretora do Banco Mundial para o Brasil, Paloma Anós Casero, e do gerente Geral da International Finance Corporation, IFC, no Brasil, Carlos Leiria Pinto.
Plataforma apresenta os avanços dos projetos do Grupo Banco Mundial em território brasileiro
O Brasil Aberto utiliza tecnologias como Big Data e ferramentas inteligentes de supervisão e monitoramento para prover informações sobre a Estratégia de Parceria do Grupo para o Brasil.
O Grupo Banco Mundial menciona três necessidades para a criação desta ferramenta: acompanhar a inovação no setor público, criar um canal ativo para engajar com o público, e facilitar a execução de tarefas desempenhadas no país.
História
Além de projetos atuais, o Brasil Aberto possui uma seção que detalha o histórico de atuação do Grupo Banco Mundial no país desde a sua chegada, em 1949. A partir daí, a cooperação inclui assistência para lidar com desafios socioeconômicos, como a inclusão social e o gerenciamento de recursos naturais.
A plataforma apresenta os avanços dos projetos do Grupo Banco Mundial em território brasileiro, como o projeto da usina hidrelétrica de Furnas, aprovado em 1958, a maior da América Latina na época.
Durante a cerimônia de lançamento, a consultora do Banco Mundial, Cláudia Tufani, uma das responsáveis pela elaboração da ferramenta, ressaltou que as informações contidas no site são abertas e “de uso livre pelo público”.
A instituição revelou que a iniciativa no Brasil está alinhada à preocupação global de estimular o acesso a dados abertos.
Do Banco Mundial para a ONU News, Bárbara Cruz.
O que faz o Banco Mundial?
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.





























