A agência da ONU especializada em mudança climática expressou preocupação com a alta no preço do petróleo e do gás, após o início do conflito no Oriente Médio.

Durante sua participação na Cúpula de Crescimento Verde de 2026, realizada em Bruxelas, na Bélgica, o secretário-executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática, Unfccc, afirmou que a volatilidade ressalta o valor estratégico da energia renovável.

Canais de navegação

Simon Stiell disse que a interrupção no fornecimento global de energia está sendo sentida em todo o mundo ecoando a turbulência do mercado desencadeada pela guerra na Ucrânia, que começou em 2022.

Para ele, este é o momento de compreender que “as energias renováveis ​​mudam o jogo porque luz solar não depende de estreitos e vulneráveis ​​canais de navegação”, ao referir-se ao fechamento do Estreito de Ormuz, por onde passa grande parte do combustível mundial.

O evento reuniu ministros europeus do clima e do meio ambiente, além de empresas, investidores e outros interessados.

União Europeia é hoje mais dependente das importações de combustíveis fósseis do que quase qualquer outra grande economia

Dependência e volatidade

Para o líder da agência da ONU sobre mudança climática, a energia renovável também atende às principais prioridades das pessoas em todo o continente: segurança, empregos bem remunerados, melhor saúde e alívio do aumento do custo de vida. 

Simon Stiell acredita que a dependência de combustíveis fósseis significa que as economias, os orçamentos familiares e os resultados financeiros das empresas estão “à mercê de choques geopolíticos e da volatilidade de preços em um mundo caótico”.

Para ele, a receita é simples: a dependência passiva das importações de combustíveis fósseis deixará a Europa oscilando para sempre de crise em crise, com famílias e indústrias literalmente pagando o preço.

Oportunidade de ouro

Simon Stiell lembra que a União Europeia é hoje mais dependente das importações de combustíveis fósseis do que quase qualquer outra grande economia, o que custou ao continente mais de € 420 bilhões somente em 2024. 

No ano passado, as energias renováveis ​​ultrapassaram o carvão como a principal fonte de eletricidade do mundo, e que mais de US$ 2 trilhões foram investidos em energia limpa – o dobro do valor investido em combustíveis fósseis – ele afirmou que “as oportunidades são imensas”.

Ele concluiu afirmando que a Europa pode agarrar uma oportunidade de ouro de investimento no valor de trilhões de euros ao abraçar o crescimento verde.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.