O Fundo de População da ONU, Unfpa, aponta a necessidade de investimento crescente para que milhões de mulheres e meninas iemenitas tenham acesso à saúde e proteção e não sejam esquecidas ante a série de crises que o país enfrenta. 

A agência pede mais investimento para o grupo em meio a anos de conflito, colapso econômico e choques climáticos. A combinação de fatores levou os serviços essenciais do Iêmen à beira do colapso no país em extrema vulnerabilidade. 

Saúde sexual e reprodutiva 

No fim do primeiro ano da parceria sobre a saúde sexual e reprodutiva entre o Unfpa e a União Europeia, UE, a agência defende que se mantenham serviços essenciais onde sejam mais necessários. No período, a parceria alcançou mais de 850 mil mulheres, meninas e deslocados. 

Parceria alcançou mais de 850 mil mulheres, meninas e deslocados

Estima-se que três mulheres morrem todos os dias devido a complicações evitáveis ​​na gravidez no Iêmen. Cerca de 6,2 milhões de mulheres e meninas não têm acesso a serviços básicos de proteção no país com um total de 7 milhões de habitantes precisam de apoio urgente em saúde mental.  

A parceria defende ações para garantir que a segurança, a proteção e os cuidados essenciais continuem a chegar àqueles que vivam em maior risco.  

Mais de 600 mil mulheres e meninas já tiveram acesso a serviços de saúde reprodutiva em 26 instalações cobertas pela iniciativa, incluindo cuidados obstétricos de emergência e parteiras qualificadas. 

Acesso a serviços essenciais 

De acordo com o chefe do Escritório de Ajuda Humanitária da UE no Iêmen, Muriel Cornelis, a União Europeia mantém o compromisso de garantir que pessoas em maior risco possam ter acesso os serviços essenciais com segurança. 

Pelo menos 40 mil pessoas tiveram acesso a cuidados de saúde mental e de apoio a traumas

Além de responder a emergências, a parceria “é um investimento na proteção das vidas e do futuro das mulheres e meninas iemenitas.” 

Cerca de 60 mil mulheres e meninas tiveram acesso a proteção, assistência jurídica e apoio psicossocial em 10 espaços seguros para mulheres e meninas. Pelo menos 40 mil pessoas tiveram acesso a cuidados de saúde mental e de apoio a traumas em dois centros especializados apoiados pela UE. 

Competências dos prestadores de serviços 

Uma das metas da iniciativa é reforçar as competências das pessoas que prestam serviços e melhorar os dados e as análises, garantindo que sejam dadas respostas sejam mais eficazes e baseadas em evidências. 

Além do Unfpa, agências como Fundo das Nações Unidas para Infância, Organização Internacional para Migrações e Programa Mundial de Alimentos aliaram-se a outros parceiros locais serviram 160 mil famílias deslocadas desde abril de 2024. 

A intervenção permitiu ainda a entrega de alimentos prontos para consumo, suprimentos de higiene, kits de dignidade e assistência financeira multifuncional. 

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.