Começou nesta segunda-feira a 64ª Sessão da Comissão de Desenvolvimento Social, com foco em promover a justiça social por meio de políticas coordenadas, equitativas e inclusivas.
A presidente da Assembleia Geral da ONU, Annalena Baerbock, ressaltou a importância de manter a luta pela igualdade, mesmo em tempos conturbados e repletos questões urgentes. Segundo ela, o desenvolvimento social está “intrinsecamente ligado” aos grandes desafios globais.
Investimento em estabilidade e resiliência
A líder da Assembleia Geral exemplificou dizendo que “a fome não apenas acompanha a insegurança e os conflitos, mas também os alimenta”.
Ela adicionou que é preciso impedir o “ciclo vicioso” onde o estresse climático gera fome e pobreza; a fome alimenta a migração e os conflitos; e os conflitos aprofundam a privação.
Baerbock ressaltou que cumprir as metas de justiça social e desenvolvimento é tanto um “imperativo moral quanto um investimento em estabilidade e resiliência”.
De acordo com ela, isso é válido não apenas em áreas de crise ou conflito, pois em todas as sociedades, “quanto mais se empodera cada pessoa, mais forte se torna a economia e maior a resiliência da própria sociedade”.
Apelo por medidas concretas
A chefe da Assembleia Geral pediu aos ministros que se reúnem esta semana em Nova Iorque que adotem medidas concretas, como sistemas de proteção social bem financiados e adaptáveis.
Ela defendeu ainda estratégias nacionais de combate à pobreza que levem em consideração as necessidades das crianças e das famílias e melhores investimentos na desagregação de dados para garantir que a implementação das políticas não deixe, de fato, ninguém para trás.
Para Baerbock, isso é ainda mais importante à medida que a Assembleia Geral inicia seu processo de acompanhamento de cinco anos rumo à revisão de alto nível de 2031 sobe o desenvolvimento social.
Além disso, essas inciativas serão cruciais para tentar garantir a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030.
A 64ª sessão da Comissão visa transformar os compromissos da Declaração Política de Doha em ações concretas nas áreas de erradicação da pobreza, trabalho decente e integração social.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.


























