O porta-voz do secretário-geral da ONU, Stephane Dujarric, informou nesta segunda-feira que todos os 15 funcionários internacionais da ONU que estavam detidos em Sanaa, capital do Iêmen, estão agora livres para circular dentro do complexo da ONU localizado na cidade.

Eles não podem sair do local, mas têm autorização para contatar familiares e equipes de trabalho. Os cinco funcionários locais, detidos dentro do mesmo complexo da ONU, foram libertados.

Total de 53 detenções nacionais

A situação ocorreu após uma invasão ao complexo das Nações Unidas pelos houthis, as autoridades de facto na capital, que só desocuparam o prédio, nesta segunda-feira.

O destino dos funcionários iemenitas, no entanto, permanece inalterado. Pelo menos 53 seguem presos, de forma arbitrária. E alguns desde 2021.

Na semana passada, o secretário-geral da ONU emitiu nota declarando estar profundamente preocupado com as contínuas acusações públicas feitas pelos houthis, incluindo declarações de líderes do grupo, contra os trabalhadores iemenitas, feitas em 16 de outubro.

“Acusações perigosas e inaceitáveis”

António Guterres repudiou todas as acusações, afirmando que elas são “perigosas e inaceitáveis” pois colocam seriamente em risco a segurança do pessoal da ONU e dos trabalhadores humanitários e prejudicam operações que salvam vidas.

O secretário-geral renovou o apelo pela libertação imediata e incondicional de todo o pessoal da ONU, de organizações não-governamentais e da sociedade civil, bem como de missões diplomáticas, que permanecem arbitrariamente detidos pelas autoridades de facto.

Ele ressaltou que, de acordo com as obrigações sob o direito internacional, os Houthis devem evacuar as instalações da ONU e devolver os bens e equipamentos da apreendidos.

Telefonemas com líderes regionais

Dujárric destacou que Guterres realizou diversos telefonemas nesta segunda-feira sobre a situação no Oriente Médio, incluindo a situação específica no Iêmen.

Ele conversou com o Ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Faisal bin Farhan Al Saud; com o Ministro das Relações Exteriores do Irã, Seyed Abbas Araghchi e com o Ministro das Relações Exteriores de Omã, Sayyid Badr bin Hamad bin Hamood Albusaidi.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.