O secretário-geral da ONU saudou o acordo de cessar-fogo entre a Índia e o Paquistão como um passo positivo para acabar com as agressões entre os dois países vizinhos e aliviar as tensões.
Em nota divulgada neste sábado, António Guterres disse que espera que o acordo “contribua para uma paz duradoura e promova um ambiente propício para abordar questões mais amplas e antigas entre os dois países”.
Rivalidade entre duas potências nucleares
Segundo agências de notícias, o acordo de cessar-fogo foi alcançado com mediação dos Estados Unidos, mas em poucas horas, surgiram relatos de novos ataques.
A tensão vinha aumentando constantemente, depois que um grupo de homens armados disparou contra turistas que visitavam Jammu e Caxemira em 22 de abril, matando pelo menos 26 pessoas e ferindo dezenas de outras.
Índia e Paquistão administram partes da região do Himalaia, mas reivindicam o território em sua totalidade, e o local tem sido palco de conflitos há décadas.
Na semana passada, aumentaram os temores de um confronto militar direto. A ONU expressou profunda preocupação com a deterioração das relações entre as duas potências nucleares.
Após a declaração sobre o fim dos ataques por ambos os lados, o líder da ONU disse que a organização está pronta para apoiar os esforços que visam promover a paz e a estabilidade na região.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.