O secretário-geral da ONU falou a jornalistas, nesta quinta-feira, sobre uma reunião de alto nível com os líderes de Chipre, em Nova Iorque.
António Guterres agradeceu a participação do líder greco-cipriota, Nicos Christodoulides, e do líder turco-cipriota, Ersin Tatar, além de representantes da Turquia, da Grécia, da América do Norte, da Europa e do Reino Unido.
Construir confiança
Ele contou que propôs o encontro, em março, e que o tema integra sua agenda desde que assumiu o posto de secretário-geral em 2017.
E afirmou que a reunião foi muito construtiva.
Segundo ele, ambos os líderes revisaram o progresso das seis iniciativas que haviam sido acordadas em março para construir confiança. E desse total, quatro foram alcançadas.
Dentre elas, estão a criação de um comitê técnico da juventude, iniciativas sobre meio ambiente e mudança climática incluindo os impactos em áreas de mineração, restauração de cemitérios e um acordo de desminagem a ser fechado uma vez que os detalhes técnicos sejam delineados.
Participação da sociedade civil
Como parte das conversações, seguirão duas iniciativas: a abertura de pontos de cruzamentos e a questão da energia solar numa área tampão.
Para o secretário-geral, é importante que esses pontos progridam para o bem de todos os cipriotas. Ele informou que durante a reunião, outros tópicos foram debatidos incluindo um órgão consultivo para a participação da sociedade civil, intercâmbio de artefatos culturais, uma iniciativa para melhorar a qualidade do ar e também para combater a poluição por plásticos.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.