O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou em Doha, no Catar, que qualquer força de estabilização em Gaza deve ser autorizada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Em conversa com jornalistas, na Segunda Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Social, que ocorre na cidade árabe, ele destacou que a transição no território deve manter a ligação entre Gaza e a Cisjordânia e conduzir a uma solução de dois Estados.

Um caminhão transportando ajuda passa pela passagem de Kerem Shalom em direção a Gaza

Apoio ao cessar-fogo

Guterres disse que a ONU está “ativamente empenhada em garantir que a ajuda humanitária aumente drasticamente” e que chegue a toda a população em Gaza.

Ele elogiou os esforços dos Estados Unidos para facilitar o acesso, afirmando que o país tem ajudado Israel a remover gradualmente os obstáculos à entrega de suprimentos.

O secretário-geral lembrou que o cessar-fogo deve ser respeitado por todas as partes, e defendeu que a próxima fase deve assegurar a ligação entre Gaza e a Cisjordânia, levando a “uma solução de dois Estados e ao reconhecimento de um Estado palestino independente.”

Papel do Conselho de Segurança

Guterres contou que os Estados Unidos estão a preparar uma resolução sobre Gaza, em consulta com outros membros do Conselho, mas sem a participação do Secretariado da ONU.

Afirmou que “qualquer entidade criada em Gaza deve ter a legitimidade de um mandato do Conselho de Segurança.”

Questionado sobre a possibilidade de uma força internacional, respondeu que “é uma das coisas que tem sido discutida” e que o reforço e o treinamento de uma força policial palestina seriam essenciais para a estabilidade futura.

Reunião do Conselho de Segurança sobre a situação no Oriente Médio, incluindo a questão palestina. O coordenador residente e humanitário da ONU, Ramiz Alakbarov (na tela), apresenta um relatório aos membros

 

Ajuda humanitária intensificada

Enquanto os debates políticos prosseguem, as operações humanitárias continuam a ser intensificadas em toda a Faixa de Gaza.

O vice-porta-voz do secretário-geral, Farhan Haq, informou que a ONU e parceiros recolheram 80 caminhões de suprimentos, incluindo alimentos, ração animal, materiais para abrigos, roupas de inverno e itens de higiene.

Quase 1 milhão de pessoas, cerca de metade da população de Gaza, já receberam assistência alimentar desde o reinício das distribuições gerais de alimentos a 13 de outubro.

A meta é permitir que as famílias possam receber duas cestas básicas mensais, duplicando o apoio dado em outubro.

Foram ainda recolhidas mais de 210 toneladas de ração animal, a serem distribuídas por cerca de 1,700 pastores em Deir al-Balah, e cerca de 120.000 pacotes de cereais fortificados, de forma a prevenir a desnutrição aguda em crianças.

Por fim, o porta-voz informou que os esforços incluem a reabilitação de três poços de água que abastecem bairros na cidade de Gaza.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.