O secretário-geral da ONU condenou veementemente o ataque terrorista ocorrido durante a celebração do Hanukkah em Sydney, na Austrália. António Guterres expressou profundas condolências à família e aos entes queridos das vítimas e desejou uma rápida e completa recuperação aos feridos.
Segundo agências de notícias, dois homens armados mataram pelo menos 15 pessoas em um ataque a tiros durante uma celebração de Hanukkah na praia de Bondi, neste domingo. Pelo menos 42 pessoas foram hospitalizadas.
Condenação do antissemitismo
As autoridades australianas informaram que um dos atiradores, um homem de 50 anos, foi morto a tiros pelos policiais. O segundo, de 24 anos, encontra-se em estado crítico. O comissário de polícia afirmou que eles eram pai e filho.
O secretário-geral manifestou solidariedade ao povo e ao Governo da Austrália neste momento difícil. Ele expressou solidariedade à comunidade judaica na Austrália e em todo o mundo, que se reúne para celebrar a paz e a luz.
Guterres condenou o antissemitismo em todas as suas formas e reiterou que os ataques contra comunidades religiosas e celebrações pacíficas atentam contra valores de tolerância, coexistência e dignidade humana.
Necessidade de promover respeito entre culturas
O secretário-geral estava em Riad, na Arábia Saudita, neste domingo, onde discursou na abertura do 11º Fórum Mundial da Aliança das Civilizações das Nações Unidas, Unaoc. A iniciativa foi criada há 20 anos para promover o respeito e a compreensão entre culturas e religiões.
Em uma publicação nas redes sociais, o Alto Representante da Unaoc, Miguel Ángel Moratinos, disse estar “horrorizado” com o ataque e juntou sua voz à condenação.
Ele expressou “profundas condolências às famílias das vítimas e desejou uma rápida recuperação aos feridos”.
O Hanukkah, também grafado como Chanucá, é o festival judaico das luzes que celebra a reconquista da liberdade de prática religiosa pelo povo judeu, há mais de 2 mil anos.
A celebração de oito dias é marcada pelo acendimento de velas todas as noites em um suporte chamado menorá, que é colocado em janelas ou portas internas.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.



























