A situação da saúde de mulheres e crianças na Faixa de Gaza continua se deteriorando, numa altura em que o sistema de saúde local está em colapso e a população enfrenta um aumento significativo de deslocamentos em massa. 

Clínicas maternas e serviços pré-natais, essenciais para garantir o cuidado e acompanhamento de mães e recém-nascidos têm operado sob extrema pressão e grandes dificuldades.

Apoio essencial do Unfpa

O Fundo das Nações Unidas para a População, Unfpa, apoia os serviços de saúde materna e neonatal, fornecendo suprimentos médicos essenciais e reativando serviços de planejamento familiar, suspensos desde o início do conflito.

Segundo o diretor do Centro de Saúde Al-Awd, Aref Shehab, o apoio inclui fornecimento de medicamentos, equipamentos e recursos humanos para manter os cuidados básicos, apesar das limitações severas provocadas pela guerra.

Testemunhos de serviços essenciais

Raja Arafat, cidadã local, relata que se dirige à clínica sempre que seus filhos ficam doentes. Exemplos como este ilustram a dependência das comunidades em relação às clínicas maternas, pré-natais e serviços de planeamento familiar.

O Unfpa reativou os serviços de planeamento familiar e forneceu suprimentos médicos essenciais, garantindo que clínicas maternas e pré-natais continuem a funcionar apesar da crise.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.