A Agência das Nações Unidas para a Assistência aos Refugiados Palestinos, Unrwa, advertiu que a população na Faixa de Gaza precisa de um fluxo irrestrito de ajuda humanitária.

A entidade da ONU revelou em rede social que está pronta para fornecer suprimentos de abrigo para até 1,3 milhão de pessoas.

Ações de abrigo e proteção

No sábado, um relatório do Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU, Ocha, detalhou os progressos da resposta humanitária em Gaza desde o início do cessar-fogo de 10 de outubro.

O informe revela que entre 1 e 27 de novembro, mais de 230 mil famílias receberam cabazes alimentares mensais, enquanto ações de abrigo e proteção foram reforçadas em várias áreas do território.

© Unicef/Mohammed Nateel

Atuação envolve ajuda em alimentação, abrigo, proteção e preparação para o inverno

Com as temperaturas em queda e chuvas fortes cada vez mais frequentes, funcionários humanitários concentram-se na prevenção de inundações, na distribuição de materiais essenciais e na manutenção da entrada de ajuda através dos corredores atualmente operacionais.

Assistência alimentar e desafios de acesso

Entre 1 e 27 de novembro, parceiros distribuíram cabazes alimentares mensais a mais de 230 mil famílias, 1,15 milhão de pessoas, em 59 pontos de distribuição, incluindo 21 no norte de Gaza.

A falta de meios de transporte e as más condições das estradas continuam a limitar o acesso de equipas e comunidades, sobretudo no norte.

Em parceria com a divisão de coordenação para esforços humanitários em água, saneamento e higiene, parceiros de proteção infantil distribuíram kits essenciais para os casos mais vulneráveis.

Proteção: apoio a crianças e resposta à violência de género

No domingo, dois espaços amigos da criança foram equipados com latrinas seguras e tanques de água, reforçando ambientes adequados para aprendizagem e apoio psicossocial.

Serviços de prevenção e resposta à violência baseada no gênero alcançaram 671 pessoas, oferecendo apoio psicossocial, gestão de casos, sensibilização jurídica e primeiros socorros psicológicos nas mulheres e meninas.

Na semana passada, foram entregues 31 tendas para reforçar atividades no norte, incluindo para agências com instalações danificadas por inundações, permitindo a retoma dos serviços em Deir al Balah e Gaza City.

O Hospital Al Shifa implementa a campanha dos 16 Dias de Ativismo, com mensagens sobre resiliência comunitária e reforço do apoio a mulheres e meninas.

Abrigo e preparação para o inverno

Em relaçao a abrigos, foram distribuídos 4,8 mil cobertores a 1,2 mil famílias em Deir al Balah; 4 mil cobertores a mil famílias no norte de Gaza; 324 tendas, 10 kits de cozinha e cordas a 352 famílias em Al Mawasi, Khan Younis.

No mesmo dia, chegaram aos parceiros 7.919 lonas, 2.078 colchões e 9.080 cobertores, que serão distribuídos nos próximos dias.

Ainda no fim de semana, foram recolhidos nos pontos de passagem coordenados pela ONU: kits de dignidade, 69 paletes de itens de saúde menstrual, 15 de suprimentos médicos e quatro de artigos para adolescentes.

Os cruzamentos de Kerem Shalom, Zikim e Kissufim mantiveram-se operacionais, com o descarregamento e recolha de carga humanitária alternando entre Zikim e Kissufim.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.