A Força Interina das Nações Unidas no Líbano, Unifil, afirma que as Forças de Defesa de Israel, IDF, lançaram uma “substância química desconhecida” sobre a Linha Azul.
Em comunicado, emitido nesta segunda-feira, revela que devido à operação realizada no domingo as atividades dos observadores foram atrasadas por nove horas.
Substância química
A Unifil enfatizou ter sido comunicada pelas IDF de que estas “realizariam uma atividade aérea, lançando o que disseram ser uma substância química não tóxica sobre áreas próximas à Linha Azul”.
Por essa razão, as forças de Israel disseram que os boinas-azuis “deveriam se manter afastados e permanecer em locais seguros, forçando-os a cancelar mais de uma dezena de atividades.”
Observadores da operação de paz ofereceram apoio ao Exército libanês
O comunicado sublinha que os soldados de paz não puderam realizar operações normais perto da Linha Azul em cerca de um terço de sua extensão e só conseguiram retomar as atividades normais após mais de nove horas.
Os observadores da operação de paz ofereceram apoio ao Exército libanês na “coleta de amostras para testes de toxicidade”.
Risco à saúde
Para a Unifil, essa atividade foi inaceitável e contrária à resolução 1701. As ações deliberadas e planejadas pelas IDF não apenas limitaram a capacidade dos soldados de paz de realizar suas atividades conforme o mandato, mas também potencialmente colocaram em risco a saúde deles e a dos civis.
Outra preocupação levantada tem a ver com os efeitos dessa “substância química desconhecida” nas terras agrícolas locais e como isso pode impactar o retorno dos civis às suas casas e meios de subsistência a longo prazo.” O Unifil disse não ter havido comentários imediatos das IDF sobre o incidente.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.



























