O Programa de Oportunidades Socioeconómicas Rurais, Poser, contribui para que a população cabo-verdiana consiga permanecer e construir o seu futuro nas comunidades de origem, através de oportunidades sustentáveis.
A iniciativa é financiada pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, Fida, pelo Governo de Cabo Verde e outros parceiros.
Nas ilhas menos turísticas do arquipélago, a agricultura continua sendo o maior empregador e um pilar essencial da segurança alimentar. Durante anos, a escassez de água limitou a produtividade e os rendimentos, reforçando a dependência de importações e a migração sazonal.
Através do investimento do Fida e da unidade de dessalinização a energia solar, Fausta agora cultiva culturas diversas como tomates e sandálias, assegurando seu sustento apesar do clima árido.
De escassez de água a maior resiliência
O Programa Poser tem permitido alterar este panorama ao responder de forma estrutural à escassez de água, segundo o Fida.
A criação da empresa pública Água de Rega, responsável pela gestão da água de irrigação, foi essencial para melhorar a governação do recurso e apoiar a transição para uma agricultura mais resiliente às alterações climáticas.
Até ao momento, foram estabelecidos 55 pontos de distribuição de água em sete ilhas, no âmbito de 119 intervenções em infraestruturas. Estas incluem sistemas de irrigação alimentados por energia solar, que reduzem custos, diminuem emissões e asseguram um fornecimento de água mais estável aos agricultores.
Simultaneamente, a realização de ações de formação e capacitação asseguraram que as novas infraestruturas fossem acompanhadas das competências necessárias para a sua utilização e manutenção.
Economias locais e sistemas alimentares mais fortes
O impacto da irrigação fiável estende-se muito além das explorações agrícolas. Com maior previsibilidade na produção, os sistemas alimentares locais tornam-se mais robustos, reduzindo a dependência de alimentos importados e melhorando, gradualmente, a diversidade alimentar.
O aumento da produtividade permitiu a transição de uma agricultura de subsistência de baixo rendimento para uma produção orientada para o mercado. A produção agrícola cresceu 77%, enquanto o rendimento bruto agrícola per capita mais do que duplicou.
Os ganhos refletem-se nas economias rurais, criando emprego em áreas como transporte, manutenção de infraestruturas e comercialização. No total, mais de 21 mil pessoas beneficiaram diretamente da iniciativa, acima da meta inicial de 37%.
Joel foi treinado por Água de Rega e trabalha como operador de uma usina de dessalinização na ilha de Santiago.
Emprego e inclusão no centro das intervenções
Para o Fida, o Poser demonstra a abordagem da agência de colocar as comunidades rurais no centro da transformação económica. Cerca de 3,5 mil pessoas encontraram emprego em atividades como conservação de solos e água.
Os jovens encaram a agricultura como uma opção profissional viável. Mais de 1,3 mil jovens participam atualmente em iniciativas que combinam tecnologias modernas, empreendedorismo e melhor acesso aos mercados.
As mulheres, que representam cerca de 53% dos participantes, têm beneficiado de maior autonomia económica e poder de decisão. Aproximadamente 9,6 mil beneficiaram-se de formação em áreas como literacia financeira e gestão de recursos, reforçando o seu papel como líderes em agregados familiares, associações de produtores e organizações comunitárias.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.





























