Neste 29 de setembro, a ONU marcou o Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos.

A agência das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, reuniu 11 chefs de oito países da América Latina e Caribe para lançar o #SinDesperdicioChallenge, um desafio nas redes sociais que promove o aproveitamento máximo de frutas, legumes e alimentos locais.

Cadeia de cozinheiros

O desafio começou na semana passada com chef chileno Heinz Wuth, conhecido como Ciencia y Cocina, que convidou Alfredo Oropeza do México e Inés Páez, “Chef Tita”, da República Dominicana, para a empreitada.

Desde então, cada participante desafiou outros colegas, criando uma cadeia de cozinheiros reconhecidos na região.

Além de Wuth, Oropeza e Páez, outros chefs foram adicionados como Rodrigo Pacheco, do Equador, ele é embaixador da Boa Vontade da FAO, no país. Participaram ainda Palmiro Ocampo do Peru e Camila Peñaloza do Chile. Uma novidade foi o coletivo Un tenedor dorado, ou um Garfo Dourado que trouxe Lupita Vidal do México, Pablo Díaz da Guatemala, Catalina Vélez da Colômbia, e Marsia Taha e Jairo Michel da Bolívia.

Pratos nutritivos com sobras

Todos os chefs mostraram como os ingredientes, muitas vezes descartados, como bananas, maçãs, tomates, cenoura, limão, milho, abóbora, peixe, feijão ou abacate podem ser transformados em pratos inovadores e nutritivos.

Segundo a FAO, todos os anos são perdidas ou desperdiçadas 1,3 bilhão de toneladas de alimentos no mundo, enquanto mais de 2,3 bilhões de pessoas enfrentam insegurança alimentar moderada ou grave.

Além disso, de acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, IPCC, a perda e o desperdício de alimentos são responsáveis por 8% a 10% das emissões globais de gases de efeito estufa.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, alertou que em nível global, 60% do desperdício de alimentos encontram-se nos lares, destacando a importância de mudar os hábitos de consumo dentro de casa.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.