Uma exposição* que celebra oito décadas de história das Nações Unidas foi aberta no Palácio Itamaraty, a sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

A exibição “Construindo Nosso Futuro Juntos” poderá ser visitada até este 29 de outubro, como parte das visitas guiadas ao Palácio Itamaraty.

© ONU/Nathália Carvalho

A vice-secretária-geral da ONU, Amina J. Mohammed, discursa na cerimônia de abertura da exposição “Construindo Nosso Futuro Juntos”, sobre o 80° aniversário das Nações Unidas, em 14 de outubro de 2025

Escolhendo multilateralismo

O evento contou com a presença da vice-secretária-geral da ONU, Amina Mohammed, da ministra substituta do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, e da coordenadora residente da ONU no Brasil, Silvia Rucks.

O Brasil é o único país de língua portuguesa a firmar a Carta da ONU como membro fundador. Para a vice-líder da organização, Amina Mohammed, o evento ajuda a contar a história de como o mundo “escolheu o multilateralismo”, ao criar as Nações Unidas.

A ONU foi oficialmente criada em 24 de outubro de 1945, quando a Carta das Nações Unidas entrou em vigor, após ser ratificada pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança e pela maioria dos outros países signatários. A assinatura, em 26 de junho de 1945, na Conferência de São Francisco, anunciou uma nova era de cooperação global.

Equilibrando três pilares

Ao firmar o documento, os Estados-membros juraram nunca mais infligir tamanho sofrimento e devastação à humanidade.

A embaixadora Maria Laura da Rocha lembrou que “o mundo não parou em 1945, e a ONU deve acompanhar a mudança do tempo. Todo e qualquer aperfeiçoamento deve contribuir para o equilíbrio entre os três pilares da ONU.”

A exposição foi organizada pelo Escritório de Coordenação das Nações Unidas no Brasil e reúne 80 fotos de duas mostras realizadas em Nova Iorque por ocasião dos 80 anos da ONU.

A líder do Sistema ONU no Brasil, Silvia Rucks, disse que a exposição celebra a história comum das Nações Unidas com o país em prol da paz, dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável.

© ONU Brasil/Isadora Ferreira

A exposição “Construindo Nosso Futuro Juntos” apresenta 80 fotos sobre a história e o trabalho atual da ONU, suas agências especializadas, fundos e programas, no Brasil e ao redor do mundo

Olhando para o futuro

Para Rucks, a exibição também convida os visitantes a olharem para o futuro reafirmando o compromisso do Sistema ONU com o Brasil e com a construção de um mundo mais justo, pacífico e sustentável.

A primeira parte traz 36 fotos históricas de “Revivendo o espírito de São Francisco”, exposição que resgata os ideais que uniram a humanidade em seu momento mais sombrio.

A segunda parte apresenta 32 fotos da exposição “Vidas compartilhadas, futuro compartilhado”, que mostra com imagens do presente o trabalho cotidiano das Nações Unidas e o impacto duradouro do multilateralismo construído em 1945.

A mostra é complementada por 12 fotos do acervo das agências especializadas, fundos e programas da ONU no Brasil.

O catálogo digital pode ser acessado aqui.  

*Com texto da ONU Brasil.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.