O Escritório de Direitos Humanos revelou, na segunda-feira, que pelo menos 612 pessoas foram executas neste ano no Irã.  A ONU pediu ao país que parasse de aplicar a pena capital após o “aumento preocupante de execuções”.

Para o alto comissário dos Direitos Humanos, Volker Turk, os relatos de centenas de execuções no Irã ressaltam quão perturbadora se tornou a situação e a urgência “de uma moratória imediata no país sobre o uso da pena de morte”.

Pelo menos 612 pessoas alegadamente executadas

Pelas informações, as 612 pessoas que teriam sido executadas, no primeiro semestre de 2025, perfazem mais do dobro do total do mesmo período de 2024, quando as autoridades iranianas teriam executado pelo menos 297 pessoas.

O informe aponta que as minorias são afetadas de forma desproporcional.

Conselho de Direitos Humanos da ONU/Marie Bambi

Volker Turk citou dados indicando que os processos judiciais, em vários casos, foram frequentemente realizados a portas fechadas

O Escritório considera ainda “alarmante observar relatórios que indicam que há pelo menos 48 cidadãos atualmente no corredor da morte”.

Desse total, 12 estariam em risco iminente de execução.

A publicação ressalta que mais de 40% dos executados neste ano foram condenados por crimes relacionados a drogas.

Falhas nos procedimentos

Vários outros sentenciados foram julgados pelo que Escritório destaca como acusações amplas e vagas, como “inimizade contra Deus” e “corrupção na Terra” “frequentemente usadas pelas autoridades para silenciar a dissidência”.

Turk citou dados indicando que os processos judiciais, em vários casos, foram frequentemente realizados a portas fechadas.

Esses procedimentos falharam de forma sistemática em cumprir as garantias do devido processo legal e de um julgamento justo.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.