Sem florestas saudáveis, será impossível obter solução para os estragos da mudança climática e da perda de biodiversidade. A afirmação é do presidente do Conselho Economico e Social das Nações Unidas, Ecosoc.
Em mensagem de vídeo, o também embaixador do Canadá, Bob Rae, falou aos participantes do 20ª Sessão do Fórum de Florestas da ONU declarando que as matas estão ameaçadas em todo o mundo.
Atenção “sem precedentes”
Rae ressalta as conexões entre desmatamento e temas como pobreza, desenvolvimento industrial, demanda por alimentos e energia e o impacto das mudanças climáticas.
Por outro lado, o presidente do Ecosoc lembra que a conferência acontece num “momento oportuno”, em que as florestas e as soluções baseadas na natureza têm uma atenção “sem precedentes”.
Ele enfatizou que a preservação e restauração dessas áreas verdes se tornou um elemento-chave para cumprir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ODS, o Acordo de Paris e o Quadro Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal.
Este Fórum de Florestas se concentrará em estratégias para reverter o desmatamento, aumentar a área manejadas, de forma sustentável, e fortalecer as estruturas de governança florestal e de aplicação da lei.
“Unidade de propósito e clareza de visão”
Também na abertura, o presidente da Assembleia Geral da ONU disse que as florestas representam alguns dos “mais importantes armazéns de carbono do planeta”, sendo vitais para a estabilização do clima.
Além disso, elas apoiam a segurança alimentar, a biodiversidade, o ar e a água limpos e o bem-estar humano.
Philemon Yang pediu “unidade de propósito e clareza de visão” para garantir que a gestão sustentável de florestas seja a base de um planeta mais saudável e de um futuro melhor para todos.
Histórico
O evento termina nesta sexta-feira. Até lá, discussões técnicas sobre a implementação do Plano Estratégico das Nações Unidas para as Florestas, que abrange o período de 2017 a 2030 serão debatidas assim como as prioridades para este ano e o próximo.
O Fórum das Nações Unidas sobre Florestas surgiu em 2000 e estabeleceu muitos marcos, incluindo o primeiro Instrumento Florestal da ONU em 2007, a Rede Global de Facilitação de Financiamento Florestal em 2015 e a adoção em 2017 do primeiro Plano Estratégico da ONU para Florestas 2030 com seis Objetivos Florestais Globais.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.