Comemorado esta sexta-feira, o Dia Internacional do Voluntário, coincide este ano com o lançamento global do Ano Internacional do Voluntariado para o Desenvolvimento Sustentável, IVY 2026 na sigla em inglês.
Sob o tema “Toda a Contribuição Importa”, a ONU destaca a importância do voluntariado como força motriz para enfrentar desafios globais e reforçar a coesão social.
“Cada contribuição conta”
Na mensagem, o secretário-geral, António Guterres sublinha que, num período marcado por divisão política e isolamento social, o voluntariado “fortalece a nossa humanidade partilhada” e liga comunidades através da solidariedade.
O líder das Nações Unidas prestou tributo aos milhões de voluntários em todo o mundo e agradeceu especialmente aos mais de 14 mil participantes do programa ONU Voluntários.
Guterres apelou ainda para que, ao longo do próximo ano, cada pessoa contribua para uma causa significativa, reforçando que o voluntariado deve ser “um movimento global capaz de construir um futuro mais solidário e inclusivo”.
IVY 2026
O lançamento oficial do IVY 2026 acontece nesta sexta-feira na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.
Na Resolução A/RES/78/127, a ONU convida os Estados-membros a integrarem o voluntariado nos seus planos de desenvolvimento e a impulsionarem campanhas valorizando a participação dos seus cidadãos.
O Dia Internacional dos Voluntários será acompanhado por mobilizações em vários países, reforçando a ideia de que o voluntariado, formal ou informal, é essencial para acelerar o progresso dos ODS.
Um movimento global que une gerações
A ONU destaca que existem cerca de 1 bilhão de voluntários em todo o mundo, dos quais 70% atuam de forma informal, apoiando diretamente as suas comunidades.
Os restantes 30% integram organizações formais, projetos locais, plataformas digitais ou iniciativas internacionais.
A ONU lembra que o voluntariado contribui para fortalecer laços comunitários, promover soluções, aproximar gerações em torno dos ODS e responder a crises humanitárias e ambientais com criatividade e resiliência. Independentemente da idade, gênero ou origem, “voluntariar-se é possível para todos”, ressalta a organização.
Construir um futuro mais solidário
Guterres termina a mensagem reforçando que, num mundo em transformação, cada ato de voluntariado ajuda a enfrentar desafios comuns e a promover uma sociedade mais justa e compassiva.
Para o secretário-geral, o Dia Internacional do Voluntário é um convite global, onde “em tempos de incerteza, cada pessoa pode ser a mudança que deseja ver”, e juntos, “construir um futuro mais humano para todos.”
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.































