O secretário-geral da ONU divulgou uma mensagem para marcar o Dia Internacional da Diversidade Biológica neste 22 de maio.
António Guterres lembra que a biodiversidade é a base da vida e um pilar fundamental do desenvolvimento sustentável. Este ano, o lema é viver em “harmonia com a natureza e o desenvolvimento sustentável”.
Biodiversidade, ecossistemas e avançoss podem ser comprometidos se nada mudar
Economias fortes e verdes
Segundo Guterres, a humanidade está destruindo a biodiversidade num ritmo alucinante através da poluição, da crise climática, dos prejuízos aos ecossistemas e, por interesses de curto prazo que esgotam recursos naturais.
Para o líder das Nações Unidas, nenhum país, por mais rico ou poderoso que seja, pode enfrentar essas perdas sozinho.
Guterres acredita que é preciso mudar a forma de produção e consumo, valorizar a natureza e cumprir o Quadro Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal como é chamado o plano mundial para conter e reverter a perda de biodiversidade.
O chefe da ONU afirma que o mundo precisará de políticas, regulamentações e incentivos ser quiser construir economias fortes e verdes
Conhecimento tradicional e povos indígenas
Durante a COP16 sobre o tema, os países prometeram avançar com o progresso alcançado com financiamento nacional e internacional e implementando Estratégias e Planos de Ação Nacionais para a Biodiversidade.
O secretário-geral ressalta ações que abordem a desigualdade, respeitem o conhecimento tradicional e empoderem mulheres, meninas, povos indígenas e outros grupos.
A adoção do Quadro Global, em 2022, estabeleceu 23 metas para 2030 e 5 objetivos globais para 2050 tentando reverter as perdas em 25 anos. Entre as metas estão restaurar 20% dos ecossistemas degradados e reduzir em 50% a introdução ou o assentamento de espécies exóticas invasoras.
Os recifes de coral abrigam a maior biodiversidade de qualquer ecossistema do mundo
Mais de 80% da dieta humano vem das plantas
Para as Nações Unidas uma problema da biodiversidade representa um problema para toda a humanidade.
Os peixes, por exemplo, fornecem 20% da proteína animal para cerca de 3 bilhões de pessoas.
Mais de 80% da dieta humana é gerada por plantas. Cerca de 80% das pessoas que vivem em áreas rurais de países em desenvolvimento dependem de medicamentos tradicionais à base de plantas para cuidados básicos de saúde.
A perda de biodiversidade também pode ampliar as doenças transmidades de animais para humanos.
A campanha deste Dia Internacional quer ressaltar o senso de urgência e ação imediata para salvar a biodiversidade e o desenvolvimento sustentável.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.