Este 20 de outubro é o Dia Mundial das Estatísticas. E 2025 marca o quarto Dia Mundial, uma vez que a data é celebrada a cada cinco anos desde 2010.

Em mensagem, o secretário-geral, António Guterres, lembra que dados exatos, atempados e independentes nunca foram tão essenciais como neste momento.

Políticas públicas

Com o mundo enfrentando desigualdades crescentes assim como desafios climáticos, os números se tornam cruciais para que os governos possam tomar decisões com informação segura ao formular suas políticas públicas.

O estatístico brasileiro, Leonardo Souza, funcionário da ONU no Departamento Econômico e Social, lembra que a organização coopera com Institutos de Estatísticas de todo o mundo.

“Isso inclui, por exemplo, a harmonização de conceitos que permite o estabelecimento de metas globais como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS. Melhores dados ajudam os países a tomar decisões informadas e melhor aplicar seus recursos.”

Princípio de imparcialidade

Segundo a ONU, em tempos de crise como a pandemia de Covid19, os sistemas de estatísticas provaram sua resiliência, fornecendo dados que ajudaram com decisões que salvaram vidas assim como a recuperação socioeconômica.

Este ano, a celebração do Dia Mundial das Estatísticas reafirma o compromisso com os Princípios Fundamentais das Estatísticas Oficiais. Eles são baseados em imparcialidade, profissionalismo e comprometimento com ética profissional e princípios científicos.

Cidadãos em qualquer parte do mundo merecem dados que são confiáveis para informar decisores políticos e fortalecer a prestação de contas.

 

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.