O Escritório das Nações Unidas para Assistência Humanitária, Ocha, está alarmado com a situação dos moradores de áreas em Cordofão e Darfur do Norte.
Agências de notícias revelam que semanas de intensos combates entre o Exército e as Forças de Apoio Rápido, RSF, levaram dezenas de milhares de pessoas a fugir dos três estados de Cordofão – Norte, Oeste e Sul.
Áreas de intensos combates
Na semana passada, o Exército sudanês revelou que foram retomadas as cidades de Kazgeil e Riyadh, em Cordofão do Norte, após confrontos com as RSF, os paramilitares.
Já as Forças Armadas do país africano dizem ter garantido o controle das duas áreas, após intensos combates que forçaram a RSF a recuar.
Autoridades sudanesas confirmaram a extensão da autorização para a passagem fronteiriça de auxílio em Adré
No entanto, a escalada da violência causa extrema preocupação ao Ocha, principalmente pelo impacto sobre os civis, particularmente no Cordofão e Darfur do Norte.
Já no estado de Cordofão do Sul piora a situação humanitária nas cidades sitiadas de Dilling e Kadugli apresentando mais locais isolados. Os suprimentos diminuem rapidamente e os preços de alimentos e outros bens essenciais disparam.
Deslocamentos
Agências como a Organização Internacional para Migrações, OIM, confirmam a chegada de mais civis que conseguiram sair das cidades da região de Cordofão e no estado vizinho do Nilo Branco. A entidade da ONU destacou que continuam a ocorrer deslocamentos no estado de Cordofão do Norte.
Já nas áreas ocidentais de Darfur do Norte, o conflito e a insegurança causam novas fugas de moradores, incluindo movimentos registrados para além da fronteira com o Chade.
Chefe de Ajuda de Emergência, Tom Fletcher, elogiou às autoridades sudanesas e chadianas por manterem esta passagem aberta
No fim de dezembro, as autoridades sudanesas confirmaram a extensão da autorização para a passagem fronteiriça de auxílio em Adré para possibilitar movimentos humanitários até ao final de março.
A medida assegura a disponibilidade do corredor que é considerado um ponto essencial de entrada para suprimentos e pessoal humanitário em Darfur.
O coordenador de Ajuda de Emergência, Tom Fletcher, elogiou às autoridades sudanesas e chadianas por manterem esta passagem aberta. Ele destacou que o acesso previsível e contínuo é essencial para salvar vidas.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.




























