O turismo global atingiu um novo recorde em 2025, com 1,52 bilhão de visitantes internacionais em todo o mundo. A Organização Mundial do Turismo, OMT, atribui a melhoria ao crescimento significativo de 6% na Ásia e 8% na África.

De acordo com o Barômetro Mundial do Turismo, entre os fatores que ditaram o desempenho estão o desejo contínuo de viajar, a melhor conectividade aérea e a facilitação de vistos. 

Américas apresentam crescimento lento

Em termos sub-regionais, o norte da África destaca-se com um avanço de 11%. Na Europa, as visitas tiveram alta de 4%. As Américas apresentaram um crescimento mais lento com 1% impactado pelo desempenho mais fraco dos Estados Unidos.

© Unesco/Spiti Wildlife Division Kasa

Chegadas de turistas internacionais em 2025 foram 4% superiores aos 1,4 bilhão do ano anterior

O barômetro realça, o entanto, o papel do Brasil pelo desempenho no melhor ano histórico com mais de 9,3 milhões de visitantes estrangeiros, impulsionando o turismo na América do Sul. 

No Oriente Médio, a performance superou os níveis de 2019. Já as chegadas internacionais na Ásia e no Pacífico cresceram 6%, atingindo 331 milhões de turistas em 2025, no que representa cerca de 91% dos níveis pré-pandemia.

Novo recorde pós-Covid

Pelo lançamento da análise, em Madri, a secretária-geral da OMT, Sheikha Al Nowais, afirmou que a demanda por viagens permaneceu forte ao longo do ano passado.

Mesmo com os altos índices de inflação, que afetam os serviços turísticos, e as tensões geopolíticas, a expectativa é que a tendência positiva continue neste ano.

OMT confirma crescimento significativo na Ásia e na África

As previsões da OMT revelam que as chegadas de turistas internacionais em 2025 foram 4% superiores aos 1,4 bilhão do ano anterior. O desempenho marca o nível mais alto desde o início da pandemia de Covid-19 e estabelece um novo recorde.

Destino turístico mais popular 

Na performance africana, que contabilizou 81 milhões de turistas, o destaque vai para Marrocos e Tunísia, que tiveram os números mais altos de visitantes. 

De acordo com a agência da ONU, a Europa continuou sendo o destino turístico mais popular do mundo.

O continente europeu somou 793 milhões de chegadas internacionais em 2025, um aumento de 4% em relação ao ano anterior e de 6% em comparação com 2019, antes das interrupções das viagens causadas pela pandemia.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.