Na segunda-feira, o secretário-geral da ONU disse estar triste com o rápido esgotamento das condições humanitárias na Faixa de Gaza e o colapso dos “últimos recursos que mantêm as pessoas vivas”.
O porta-voz de António Guterres mencionou crianças e adultos sofrendo de desnutrição. Ele condena com veemência a violência, tiroteios, assassinatos e ferimentos de pessoas tentando obter alimentos para suas famílias.
Necessidades básicas
Stéphane Dujarric disse que para o chefe da ONU, os civis devem ser protegidos e considerados, e nunca devem ser alvos de ataques. Ele lembrou que a população de Gaza continua seriamente desprovida de necessidades básicas para a vida.
Mais crianças e adultos sofrendo de desnutrição
No domingo, o Programa Mundial de Alimentos, WFP, informou que civis palestinos que buscavam ajuda alimentar em caminhões sofreram um ataque ao aproximar deles logo após passar pelo último posto de controle além da travessia de Zikim, em direção a Gaza. O Ministério da Saúde local disse que houve 80 mortos no incidente.
Agências de notícias revelaram que o Exército Israel divulgou que os disparos foram um meio de advertência para remover uma ameaça imediata, mas questionaram o número de mortos relatado pelos palestinos.
Na mesma conversa com jornalistas, de Roma, o diretor da Resposta de Emergência do WFP, Ross Smith, disse que têm aumentado os números de mortes por fome em uma situação grave.
Posto de controle
Ross Smith disse que no caso de Zikim, a multidão muito desesperada com a crise, e ciente que havia um movimento de um comboio, foi para o posto de controle em ato de desespero que levou as pessoas a se dirigir aos veículos precipitou o incidente.
O WFP estima que um terço da população não está comendo há vários dias, incluindo mulheres e crianças. Um quarto da população de Gaza vive condições de fome no desenrolar de uma emergência de malnutrição severa.
Um quarto da população de Gaza vive condições de fome
A agência estima ainda que quase 100 mil mulheres e crianças sofrendo do problema precisam de tratamento o mais cedo possível
Ross Smith disse que a oferta de ajuda humanitária de uma forma mais ampla é a única solução, num momento em que “os mercados estão disfuncionais e nada está realmente se mexendo dentro de Gaza”.
Movimento no interior de Gaza
Outra necessidade da comunidade humanitária é atuar de forma eficaz, no que inclui agilizar pontos de cruzamento para Gaza, roteiros para um movimento independe no interior, redução dos tempos de espera e aprovação de auxílio.
No comunicado, o secretário-geral da ONU lembrou a obrigação de Israel de permitir e facilitar, por todos os meios à sua disposição, a ajuda humanitária fornecida pelas Nações Unidas e por outras organizações humanitárias.
A nota termina com Guterres reiterando seu apelo urgente pela proteção de civis, incluindo pessoal humanitário, e pelo fornecimento de recursos essenciais para garantir sua sobrevivência.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.