A violência na Ucrânia continua forçando entidades de ajuda a priorizar a evacuação de pessoas. A comunidade humanitária atuou na transferência de quase 1,3 mil crianças com suas famílias de comunidades da linha de frente em janeiro.
Durante o mês, profissionais humanitários forneceram cobertores, lanternas, refeições quentes, apoio psicológico e médico em regiões como Dnipro e Odessa.
Ataque maciço de drones
Uma das mais recentes operações violentas atribuídas às forças russas ocorreu nesta terça-feira, em Odessa. Um ataque maciço de drones causou mortes e ferimentos a vários civis, incluindo crianças.
Edifícios residenciais e infraestrutura de energia foram danificados, deixando mais de 60 mil famílias sem eletricidade. Uma creche e uma escola também sofreram danos, de acordo com as autoridades ucranianas.
Os estragos generalizados acontecem ainda em moradias e na infraestrutura civil, incluindo centenas de apartamentos e várias escolas nas regiões de Kharkiv e Sumy.
Um ataque de drones registrado na terça-feira em Kharkiv atingiu um trem de passageiros na comuna de Barvinkivska, matando pelo menos quatro civis e ferindo outros dois.
Comboio com centenas de pessoas
A estação ferroviária afetada é uma das mais próximas da região de Donetsk e considerada essencial para as pessoas que tentam fugir dos confrontos.
Estima-se que quatro civis tenham perdido a vida no episódio contra um comboio, que transportava “mais de 200 pessoas”, de acordo com autoridades ucranianas.
Em nota separada, a Agência da ONU para Refugiados, Acnur, informou ter distribuído cinco geradores portáteis em centros de acolhimento coletivos na região de Dnipropetrovsk.
A expectativa é que o material ajude mais de 200 deslocados ucranianos a operar em instalações de cozinha e com eletrodomésticos essenciais durante os cortes de energia.
Este auxílio é considerado essencial à medida que prosseguem os ataques à infraestrutura energética da Ucrânia.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.
























