A 7ª Assembleia da ONU para o Meio Ambiente, Unea-7, reúne, entre 8 e 12 de dezembro, representantes de todo o mundo na sede do Programa das Nações Unidas para o Ambiente, Pnuma, na capital queniana Nairóbi.

A partir desta quinta-feira, líderes internacionais juntam-se às delegações no encontro, que conta com a presença de todos os Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp.

Contatos entre Estados-membros

O evento ministerial tem início num contexto marcado por atrasos no cumprimento de compromissos ambientais, com lacunas persistentes na adaptação climática e na redução das emissões.

O tema da 7ª sessão foi definido um ano antes do encontro, após consultas alargadas com os países, observadores e diferentes grupos de interesse, sob coordenação da presidência da Assembleia e do seu Bureau.

O objetivo é acelerar soluções sustentáveis e promover respostas eficazes para um planeta mais seguro e resiliente sob o tema “Avançar soluções sustentáveis para um planeta resiliente”.

A Unea-7 pretende reforçar respostas globais aos principais desafios ambientais, num momento considerado decisivo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS.

A abordagem reconhece que a construção de um mundo justo, inclusivo e equitativo depende do avanço do desenvolvimento sustentável. Outros fatores são crescimento inclusivo da economia, da proteção ambiental e de uma governação ambiental eficaz, assente também no direito humano a um ambiente limpo, saudável e sustentável.

Investimentos na resiliência do planeta

Em mensagem dirigida à assembleia, Guterres destacou que, com apenas cinco anos restantes para cumprir os ODS, a Unea-7 representa uma oportunidade para investir na resiliência, na justiça e na aceleração de soluções sustentáveis.

O secretário-geral sublinhou que o planeta enfrenta atualmente uma pressão sem precedentes, marcada pelo aumento das temperaturas, pelo colapso da biodiversidade e pela exposição generalizada da população mundial ao ar poluído.

O líder das Nações Unidas referiu ainda a necessidade de ampliar respostas em áreas como gestão da água, adaptação climática, mineração, minerais críticos e impacto ambiental da inteligência artificial.

Relatórios globais e iniciativas ambientais

Durante a Unea-7 está prevista a apresentação do sétimo Relatório Global sobre o Estado do Ambiente, a Gala da Esperança para a distinção dos Campeões da Terra das Nações Unidas.

No evento também devem ser anunciados os novos projetos de Restauração de Ecossistemas reconhecidos pelas Nações Unidas.

A direção do Pnuma destaca a assembleia como um espaço para impulsionar respostas às crises ambientais globais, e de cooperação multilateral para promover soluções sustentáveis a nível regional e internacional.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.