Das ruas de São Paulo para o centro da diplomacia global. Esse caminho marca o percurso das mensagens contidas na obra do artista brasileiro Eduardo Kobra.
Ele é conhecido por transformar paisagens urbanas com seus murais vibrantes, repletos de cores, emoções e reflexões sobre temas como tolerância, paz, igualdade e preservação do planeta. Em entrevista para a ONU News, em Nova Iorque, Kobra explicou que seu trabalho reflete uma busca constante por sentimentos, significado e consciência.
Ações que ecoam pela eternidade
“São temas que nós, como seres humanos, precisamos evoluir. Precisamos mudar em muitos aspectos em relação à intolerância, em relação a racismo, violência, questões de paz. Então, a gente está num mundo cada vez mais complexo, cada vez mais delicado, cada vez mais perigoso. E eu acho que é um papel importante que todos nós temos que fazer a nossa parte de alguma forma. Por que como nós vamos entregar esse planeta para as próximas gerações? Então nós somos responsáveis por esse legado. E o que nós estamos fazendo agora vai ecoar pela eternidade, com certeza”.
Uma das obras do artista foi eternizada em um selo comemorativo lançado este mês para marcar os 80 anos do Conselho Econômico e Social da ONU, Ecosoc. O órgão estabelece prioridades e ações coordenadas em temas como emprego, saúde, educação, segurança alimentar e proteção social.
A peça, intitulada “Presente para o Futuro”, representa a responsabilidade de deixar um planeta habitável para as próximas gerações. Ela foi criada em 2022 para ilustrar um painel gigante exibido para líderes globais que participaram da Assembleia Geral da ONU naquele ano, em Nova Iorque.
Kobra fala sobre reconhecimento da ONu e planos para 2026
Preservação de obras efêmeras
“Esse selo acaba sendo algo original, que acaba perpetuando para a eternidade o mural que foi realizado com muito orgulho, com muita dedicação, com muito esforço. Foi algo muito complexo realmente fazer esse mural naquela ocasião, mas agora colhendo essa recompensa do selo oficial de 80 anos numa cerimônia linda. Eu recebi esse convite e estava num momento complicado de trabalho em São Paulo, mas resolvi sair de lá e vim até aqui, porque realmente é um momento único, muito especial para minha trajetória”.
O artista vê um paralelo entre a criação do selo e o momento que vive na carreira, em que busca registrar e preservar suas obras, que são essencialmente efêmeras.
Segundo Kobra, mais de 90% dos trabalhos que pintou desde 1987 já não existem, pois foram removidos ou apagados por fatores como clima, desgaste dos muros, entre outros. Ele adicionou que passa “metade da vida pintando e a outra metade restaurando”.
Para mobilizar recursos, o artista aposta inclusive em recursos como criptomoedas, possibilitando que as pessoas adquiram um fragmento digital de um mural e assim ajudem na restauração da obra real. Além disso, ele cataloga os materiais e técnicas para que no futuro outros artistas tenham condições de restaurar suas pinturas.
Mural de Madre Teresa e Mahatma Gandhi de Eduardo Kobra
Instituto para transformar a vida dos jovens
Pensando no legado que quer deixar para além das obras, Kobra contou à ONU News que está muito animado de inaugurar, em março, o seu próprio instituto, que vai promover a arte como meio de transformação para crianças e jovens.
“Eu acho que o grande legado da minha trajetória, de tudo o que eu fiz ao longo desses 37 anos, eu acredito que o que está aí no meu instituto. Até mesmo no futuro eu tenho a esperança de, depois dessa sede, ter células espalhadas, claro que primeiramente por vários lugares do Brasil, e quem sabe pelo mundo, dando oportunidade, dando visão, realizando sonhos, tornando sonhos em realidade e dando oportunidade realmente para essas crianças”.
Olhando para a própria trajetória como alguém que veio da periferia de São Paulo e ganhou o mundo com suas obras, hoje presentes em mais de 30 países, ele disse que se sente na obrigação de usar a arte para transformar vidas, especialmente de jovens que vivem os mesmos desafios sociais e falta de oportunidade que ele passou.
O impacto da inteligência artificial na criatividade artística
Ao abordar os avanços tecnológicos, Kobra destacou preocupação com o impacto que a inteligência artificial está tendo na criatividade artística.
“É interessante porque até pouco tempo atrás, antes da inteligência artificial, estava dependendo muito da capacidade criativa dos artistas, do significado das emoções de cada artista. Mas isso está cada vez mais, como eu posso dizer, enlatado e empacotado. Então todo mundo coloca ali, aquilo gera uma série de imagens e aquilo começou até a nível de pinturas, de murais. E aí começou a perder essa coisa mais autoral do trabalho reconhecível e começou a ficar tudo muito parecido”.
Adepto de longas pesquisas históricas e iconográficas sobre os locais onde vai pintar e sempre acompanhado de cadernos de desenho, Kobra afirmou que o uso de inteligência artificial está “desenfreado” e precisa encontrar um equilíbrio.
Ele adicionou que está cada vez mais difícil identificar imagens geradas por IA, até mesmo para um artista como ele, que tem o olhar treinado em perceber detalhes de luz e sombra.
mural do artista brasileiro Eduardo Kobra no Benin
Planos para 2026
Kobra comentou que este ano irá criar um painel em Nova Iorque, cidade onde também pretende abrir um ateliê. Além disso, vai realizar dois murais grandes na China e já recebeu pelo menos três convites para pintar na Europa.
Como artista, ele se define como alguém “inquieto, sempre em busca de renovação” e enfatizou a responsabilidade de pintar nas ruas “ao acesso de todos”. Para o brasileiro, as mensagens são o aspecto mais importante de cada obra e o fato delas ressoarem com a missão das Nações Unidas é motivo de grande orgulho.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.




























