Esta sexta-feira, 24 de outubro, é o Dia das Nações Unidas. Neste ano, a organização celebra seu 80.º aniversário.

Para muitos, este é um momento de celebração de conquistas, mas também de reflexão sobre novos desafios que ameaçam o futuro comum.

Uma promessa viva

Em mensagem de vídeo, o secretário-geral António Guterres apelou por união entre os povos e pediu renovação da promessa da ONU: construir um mundo de paz, dignidade e prosperidade partilhadas.

Para ele, o preâmbulo da Carta da ONU que cita: “Nós, os povos das Nações Unidas”, recorda que esse princípio continua a definir a essência da organização.

Para Guterres, as Nações Unidas são mais do que uma instituição. São uma promessa viva, que atravessa fronteiras, une continentes e inspira gerações.

O líder das Nações Unidas destacou que, ao longo de oito décadas, a ONU tem sido um pilar de esperança e cooperação, trabalhando pela paz, pelo combate à pobreza e à fome, pela promoção dos direitos humanos e pela construção de um mundo mais sustentável.

Determinação

Guterres lembra que o contexto atual exige mais determinação do que nunca, e que este não é o tempo para hesitações nem recuos.

Ele destaca que o mundo enfrenta desafios com uma dimensão impressionante: escalada de conflitos, caos climático, tecnologias descontroladas e ameaças ao próprio fundamento da instituição.

O Dia das Nações Unidas recorda o espírito da Carta de 1945, firmada em 26 de junho, após os horrores da Segunda Guerra Mundial.

Guterres afirmou que agora, mais do que nunca, “o mundo deve renovar o seu compromisso em resolver problemas que nenhuma nação pode enfrentar sozinha”.

Edifício do Secretariado na Sede das Nações Unidas

A ONU como símbolo de esperança

O secretário-geral destacou que a ONU continua a ser o único espaço verdadeiramente universal, com legitimidade, alcance e capacidade para unir países em torno de objetivos comuns.

Ao longo de 80 anos, a ONU contribuiu para reduzir a pobreza, expandir o acesso à educação e à saúde, promover o desenvolvimento sustentável e proteger os direitos humanos.

Neste aniversário, a mensagem é clara: é tempo de agir juntos. 

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.