Dificuldades como falta de educação de qualidade, questões de proteção social e aplicação de leis marcam a batalha travada contra o trabalho infantil em todo o mundo.
A diretora de Governação e Tripartismo da Organização Internacional do Trabalho, OIT, Vera Paquete-Perdigão, disse à ONU News que, nos últimos anos, várias nações lusófonas se destacam entre as que investem em ações contra a prática.
Relevância de ter menores de idade na escola
“Alguns bons exemplos existem nos países lusófonos. Eu diria que, utilizando precisamente os diferentes indicadores, como a educação ou a proteção social, e isso falo, por exemplo, do caso do Brasil com a Bolsa Escola. É um incentivo para que as crianças possam estar na escola. Cabo Verde tem a cobertura da proteção social que cria condições para que as crianças possam, efetivamente, não estar no trabalho. Ou ainda Angola, que tem um plano de ação e priorizou a conscientização educacional nas comunidades para perceberem a relevância de ter menores na escola e não no trabalho.”
Falando de Genebra, a representante contou que a atuação da Organização Internacional do Trabalho dentro desse contexto global envolve governos ou parceiros sociais, como organizações de empregadores e de trabalhadores.
Várias questões são colocadas quando se trata de formas de eliminar o trabalho infantil, tais como formalizar a ação nesse setor e promover a dignidade para os pais que realizam trabalhos agrícolas, com ênfase para os pequenos produtores.
Crianças trabalhadoras
“O último é também poder ter estimativas para que se possa saber quais são os setores onde temos crianças que trabalham. Infelizmente, os estudos que nós temos demonstram que o setor agrícola, e infelizmente muito do setor agrícola, ainda está num estado informal, o que faz com que, neste momento, tenhamos 61% das crianças trabalhadoras que se encontrem no setor agrícola.”
Na próxima semana, a comunidade internacional discutirá o tema num painel sobre o trabalho infantil no setor da agricultura, como parte da 6ª Conferência Global sobre a Eliminação do Trabalho Infantil em Marrakech, Marrocos.
Estima-se que atualmente 138 milhões de crianças estejam envolvidas em trabalho infantil em todo o mundo. O total inclui cerca de 54 milhões de menores que realizam atividades que ameaçam diretamente a sua saúde e segurança.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.

























