Entidades das Nações Unidas acolheram o anúncio de Israel de pausas diárias nos combates na Faixa de Gaza que permitiriam fazer lançamentos de ajuda humanitária por via aérea.
Agências de notícias citam as autoridades israelenses como tendo dito que, a partir deste domingo, seriam suspensas as operações militares por 10 horas diárias em partes da área de conflito.
Assistência Humanitária
Segundo os relatos das agências, até novo anúncio as interrupções seriam feitas entre 10 horas e 20 horas, do horário local. Rotas seguras seriam designadas para comboios entregando alimentos e medicamentos à população entre 6 horas e 23 horas.
Alto comissário de Direitos Humanos, Volker Turk, pediu a entrega de ajuda humanitária em grande quantidade a Gaza
O subsecretário-geral da ONU de Assistência Humanitária, Tom Fletcher, afirma que está em contato com equipes no terreno “que farão todo o possível para alcançar o maior número possível de pessoas famintas neste período”.
Já para o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, trata-se de “uma oportunidade para começar a reverter a “catástrofe e salvar vidas.”
Movimentação de comboios de ajuda
A agência especializada em apoiar crianças declarou que poderia fazer muito mais se fossem designados mais corredores humanitários para facilitar a movimentação de comboios, bem como de caminhões comerciais, que são fundamentais.
O Programa Mundial de Alimentos, WFP, disse acolher com satisfação a notícia de que Israel está preparado para implementar pausas humanitárias e serão criados corredores humanitários designados para facilitar a movimentação segura dos comboios.
Melhores condições operacionais
A agência disse ter alimentos suficientes, na região ou a caminho dela, que chegam para alimentar toda a população de 2,1 milhões de pessoas por quase três meses.
O PMA destaca que os novos compromissos para melhorar as condições operacionais se juntam às garantias anteriores de Israel de fortalecer a facilitação da assistência humanitária.
O alto comissário de Direitos Humanos, Volker Turk, pediu a entrega de ajuda humanitária em grande quantidade a Gaza, bem como um “cessar-fogo imediato e permanente, além da libertação imediata e incondicional de todos os reféns”.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.