O Furacão Melissa, que atingiu a Jamaica no mês passado, deixou várias áreas de destruição pela Jamaica e ilhas do Caribe, fazendo milhares de vítimas e desabrigados.

Na sexta-feira, a Organização Internacional para Migrações, OIM, e a empresa Airbnb decidiram juntar esforços para socorrer muitas pessoas que ficaram sem teto. Com isso, deslocados pelo furacão terão estadas gratuitas. Até o momento, mais de 2,4 mil pessoas seguem em abrigos temporários na Jamaica.

Apoio urgente para quem perdeu tudo

A destruição causada pelo Melissa deixou mais de 400 mil jamaicanos a viver em condições habitacionais inadequadas. Para muitos, o furacão arrancou não só telhados e paredes, mas também o sentimento de segurança e estabilidade.

Ao anunciar a iniciativa, Amy Pope, diretora-geral da OIM, afirmou que quando as casas são destruídas, não são apenas paredes que caem; “é o sentido de pertença das pessoas”.

A plataforma Airbnb comprometeu-se a disponibilizar até 2.000 noites de alojamento gratuito para trabalhadores essenciais envolvidos na resposta, bem como para pessoas especialmente vulneráveis, incluindo idosos, mulheres e crianças.

A agência está a trabalhar diretamente com o governo jamaicano e a plataforma para identificar quem mais precisa de acesso imediato a um local seguro para ficar, enquanto as operações de recuperação prosseguem.

Resposta humanitária reforçada no terreno

Além do apoio habitacional, a OIM intensificou a distribuição de artigos de emergência. A partir do seu armazém em Barbados, a organização está a enviar 4.470 itens essenciais, incluindo lonas, cordas, kits de reparação de abrigos, colchões insufláveis, kits de higiene, geradores, lâmpadas solares e conjuntos de roupa de cama.

A entrega é feita em coordenação com o Departamento de Preparação e Gestão de Desastres da Jamaica, garantindo prioridade às áreas mais severamente afetadas.

A agência da ONU também está a utilizar as suas ferramentas de monitorização, como a Matriz de Acompanhamento de Deslocações, para mapear centros de evacuação e partilhar dados atualizados sobre o percurso do furacão e as necessidades emergentes. Esta informação tem sido essencial para orientar os esforços de resposta em toda a Jamaica e ilhas vizinhas.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.