A União Postal Universal, UPU, agência especializada das Nações Unidas para cooperação postal global, passou a implementar uma solução para ajudar os operadores postais em mais de 80 nações a retomarem as entregas para os Estados Unidos.

Nova regulamentação e impacto

A suspensão da isenção de direitos aduaneiros para remessas de baixo valor entrou em vigor no fim de agosto e quase parou o tráfego postal para a nação americana.

O tráfego de países-membros da UPU para os Estados Unidos caiu 81%, na sexta-feira 29 de agosto, comparado à semana anterior.

As novas regras colocaram a responsabilidade da cobrança e remessa de direitos aduaneiros nas transportadoras ou em entidades aprovadas pela agência US Customs and Border Protection, CBP.

ONU News/Daniel Dickinson

Um navio porta-contêineres chega ao porto de Nova York, nos Estados Unidos

Contudo, as transportadoras e companhias aéreas recusaram a responsabilidade por não terem capacidade de assumir a função.

Ao mesmo tempo, os operadores postais ainda não estavam conectados à lista de partes autorizadas pelo CBP, afetando assim o funcionamento da rede global. 

Ao todo, 88 operadores postais informaram a UPU que iriam suspender serviços postais para os Estados Unidos até a implementação de uma solução.

Solução encontrada

Pela inicaitiva da UPU, desde 5 de setembro, os operadores postais podem acessar uma calculadora de custos de importação através de uma interface de programação de aplicações, API, que pode ser integrada tanto no balcão como no varejo.

Os correios conseguem assim, calcular e cobrar os direitos exigidos aos clientes na origem, garantindo que os envios possam ser processados. A implementação será gradual pelos 176 operadores postais que utilizam a plataforma Customs Declaration System, CDS, da UPU, tendo disponíveis todas as ferramentas tecnológicas necessárias para manter o fluxo de correspondência.

O diretor-geral da UPU, Masahiko Metoki, afirmou que a agência está a trabalhar para cumprir a responsabilidade de garantir a livre circulação de envios postais num único território postal, desenvolvendo uma solução técnica que permitirá retomar os fluxos inteiramente para os Estados Unidos.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.