O Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos, Unops, apresentou nesta quinta-feira uma nova estratégia climática para reduzir a emissão de carbono em 45% e incorporar metas de resiliência climática em suas operações e projetos globais.
O documento engloba o período de 2025 a 2029 e alinha as ações do Unops com os objetivos internacionais, que devem ser reforçados na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, COP30, que será em Belém, no Brasil.
Cadeias de suprimentos resilientes e de baixo carbono
As metas de mitigação e adaptação abordarão tanto as emissões diretas do Unops quanto aquelas dentro da cadeia de valor da agência, impulsionando mudanças nos projetos.
Até 2030, espera-se que 95% dos fornecedores estratégicos da agência tenham planos de redução de emissões de gases do efeito estufa em vigor.
O Unops aposta em uma forte colaboração com os parceiros, compartilhando conhecimentos e melhores práticas climáticas para desenvolver cadeias de suprimentos resilientes e de baixo carbono.
O diretor-executivo da agência, Jorge Moreira da Silva, disse que a estratégia “fortalece a capacidade de oferecer um desenvolvimento resiliente ao clima que beneficie comunidades em todo o mundo”.
Integrantes do MPF/AL, da Defesa Civil de Maceió e do Unops em visita técnica
Compras sustentáveis e economia circular
O Unops pretende ainda reduzir o uso de energia e oferecer soluções energéticas mais eficientes nos projetos. Além disso, vai integrar os princípios de compras sustentáveis e economia circular.
O plano também prevê integração da triagem de risco climático em todos os projetos de infraestrutura, integrando ainda dados de biodiversidade.
Os cinco eixos do documento são: promover uma transição energética justa; financiar iniciativas climáticas de forma sustentável; alinhamento com as metas nacionais e regionais; pautar excelência climática e operacional com os parceiros; e promover uma mentalidade de crescimento e aprendizado.
O Unops tem como objetivo fornecer soluções práticas em infraestrutura, aquisição e gestão de projetos.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.





























