A Organização Pan-Americana da Saúde, Opas, entregou mais de 2,6 toneladas de suprimentos médicos essenciais às autoridades de saúde cubanas para apoiar a resposta nas áreas afetadas pelo furacão Melissa.

A tempestade atingiu o leste do país na madrugada de quarta-feira, como categoria 3, com ventos de até 205 km/h. Segundo agências de notícias, pelo menos 30 pessoas morreram nas três nações por onde o Melissa passou: Jamaica, Haiti e Cuba. Somente no Haiti, quase metade das vítimas fatais são crianças.

Resposta antecipada

A remessa, enviada do Estoque Estratégico Regional da Opas no Panamá inclui nove kits de emergência com medicamentos, suprimentos médicos e cirúrgicos suficientes para atender 5 mil pessoas durante três meses, além de pastilhas de cloro para tratar quase oito milhões de litros de água, mochilas médicas, tendas e tanques de armazenamento.

A carga foi mobilizada pelo Fundo Central de Resposta a Emergências das Nações Unidas, Cerf, e será encaminhada para as zonas mais atingidas.

Uma imagem de satélite mostra o furacão Melissa atingindo a costa perto de New Hope, no oeste da Jamaica

Segundo o representante da Opas/OMS em Cuba, Mario Cruz Peñate, “a cooperação oportuna e a preparação prévia são essenciais para proteger a saúde da população em situações de emergência como esta.”

A partir dos seus centros de operações em Washington, nos Estados Unidos, e em Havana, a Opas continua a apoiar o Ministério da Saúde Pública e Defesa Civil de Cuba na avaliação dos danos, reorganização dos serviços e monitoramento epidemiológico.

A agência também prepara o envio de geradores, redes mosquiteiras e novas pastilhas de cloro para prevenir surtos e fortalecer a resposta sanitária.

Apoio à Jamaica e à região

A Opas ativou o seu Centro de Operações de Emergência em Barbados para coordenar a resposta regional ao furacão Melissa.

Especialistas avaliam os dados a infraestruturas de saúde com o objetivo de restaurar os serviços essenciais e garantir o atendimento às comunidades afetadas.

Assim que o aeroporto da Jamaica reabrir, serão enviadas 5,5 toneladas adicionais de suprimentos humanitários, incluindo kits médicos de emergência para 10 mil pessoas por três meses, kits de trauma e de doenças não transmissíveis, tendas de campo, redes mosquiteiras, equipamentos de proteção individual e tanques de armazenamento de água.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.