Photo credit: DiasporaEngager (www.DiasporaEngager.com).

Foi lançada, sexta-feira, na cidade de Maputo, a terceira obra literária poética do advogado e docente universitário moçambicano, Pedro Baltazar, intitulada “O Orgasmo dos Rios”, através da qual o autor convida aos leitores a uma jornada de reflexão profunda sobre a essência da vida, a inevitabilidade da morte e o eterno eco das nossas acções.

Através deste livro, de 106 páginas, editado pela Editora GET (Brasil), Pedro Baltazar desafia, ainda, aos leitores a confrontar a efemeridade e a importância de cada acção que empreendemos no dia-a-dia. É, segundo o autor, “um convite para contemplar o legado deixado para trás, as marcas que imprimimos nas vidas daqueles que cruzam os nossos caminhos. Este não é apenas um livro. É uma experiência de vida, uma meditação sobre o efémero e uma celebração do eterno”.

“Esta obra é, logicamente, fruto das minhas vivências e das vivências conexas com o mundo em que estou inserido, dentro e fora do país. Através dela, convido aos amantes das artes a reflectirem sobre os aspectos da vida pessoal, familiar e social do país e do mundo em geral”, sublinha o autor.

A obra foi apresentada pelo professor de literatura, crítico literário e ensaísta, Aurélio Cuna, para quem a obra “O Orgasmo dos Rios” resulta, essencialmente, da sua qualidade de observador e crítico da realidade que o circunda: “Nesta obra, Pedro Baltazar exprime o que pensa, o que vê e, sobretudo, o que sente em sua voz. É uma obra que se escreve na estética do realismo socialista, dada a linguagem desprovida de elementos estetizantes e de abstração. Os poemas dirigem-se com uma expressão de ingenuidade e uma profunda indignação do sujeito enunciador, que é ao mesmo tempo testemunho do seu tempo”, considera Aurélio Cuna.

Director do Instituto Superior de Altos Estudos e Negócios (ISAEN), uma unidade orgânica da Universidade Politécnica, Pedro Baltazar é militar na reserva, formado em Engenharia de Telecomunicações Militares e Comando Militar, Ciências Jurídicas e Gestão de Empresas. Possui dois mestrados, sendo um em Direito Empresarial e outro em Gestão de Empresas. É Doutorado em Direito Privado, empresário, gestor e docente universitário.

É autor de três publicações, nomeadamente “Influência da OIT no Direito do Trabalho Moçambicano”, “Actividade de Segurança Privada em Moçambique” e “Direito do Trabalho Moçambicano ao longo dos Tempos: Colonial, Pós-independência e Contemporâneo”. Publicou dois livros de poemas que marcaram a série dos rios na sua trajectória, designadamente “O Parto dos Rios”, lançado em 2021, e “55 Rios”, publicado em 2022.

Source of original article: Verdade (verdade.co.mz).
The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.GlobalDiasporaNews.com).

To submit your press release: (https://www.GlobalDiasporaNews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.GlobalDiasporaNews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.GlobalDiasporaNews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.