Nesta terça-feira, as Nações Unidas pedem a todos os usuários de plataformas digitais que façam uma curta pausa antes de postar notícias na internet sobre a Covid-19.

A iniciativa é um convite à reflexão de usuários para que possam se certificar de que o material que divulgam é verdadeiro e de fonte fidedigna combatendo assim as notícias falsas ou “fake news”.

Tradução 

A iniciativa Pause #TakeCarebeforeyouShare ou Pare para Pensar antes de Compartilhar, numa tradução livre, é parte da campanha “Verificado”, lançada pelo Departamento de Comunicação Global da ONU em parceria com empresas privadas.

Na semana passada, o secretário-geral da ONU, António Guterres, mencionou a campanha, numa entrevista a jornalistas, dizendo que todos precisam ajudar a combater o volume de notícias falsas na internet. 

Em muitas plataformas digitais, por exemplo, as pessoas são enganadas com promessas de medicamentos que curariam a Covid-19 ou até mesmo do surgimento de uma vacina, que ainda não foi criada. 


OMS

Para combater essa onda de informações falsas, a Organização Mundial da Saúde, OMS, está desde o início da pandemia, realizando briefings aos jornalistas com as últimas informações sobre a pesquisa e os testes clínicos de uma potencial vacina assim como os testes com cerca de 200 medicamentos que poderiam ajudar no tratamento do novo coronavírus.

No Brasil, a campanha “Verificado” está realizando uma série de eventos para marcar o lançamento da iniciativa, que ocorreu no último dia 22 de junho, no Rio de Janeiro.

O Centro de Informação da ONU no país, Unic-Rio, realiza com a CNBB e a Caritas do Brasil uma missa no Cristo Redentor nesta quarta-feira às 19h, horário local. 

No Brasil, a campanha “Verificado” está realizando uma série de eventos para marcar o lançamento da iniciativa, que ocorreu no último dia 22 de junho, no Rio de Janeiro.

Papa

Na Missa, serão lembradas as pessoas que perderam a vida com a pandemia no país assim como fiéis que não podem, por causa do isolamento social provocado pela Covid-19, participar de serviços religiosos.

A missa será celebrada pelo cardeal Orani Tempesta e contará com uma mensagem especial do papa Francisco. O evento terá projeções de imagens sobre o Cristo Redentor e um show da cantora Alcione. Os canais da Caritas e da CNBB no Brasil farão a transmissão do evento ao vivo. 
 
 
 

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.net/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.net/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.net/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.