Líderes do Caribe e das Nações Unidas participaram do primeiro lançamento regional de um plano para garantir que todas as pessoas estejam protegidas por sistemas de alerta precoce até 2027.

O evento aconteceu em Bridgetown, capital de Barbados, na terça-feira. Com os crescentes riscos climáticos, o foco é mobilizar os líderes nacionais a apoiar a iniciativa “Alerta Precoce Para Todos”.

Menos da metade dos Países Menos Desenvolvidos e apenas um terço dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento têm um sistema de alerta precoce de múltiplos riscos

Região é afetada por tempestades e furacões

Em 2021, o Caribe enfrentou a quarta temporada de furacões mais cara da região, com 21 tempestades incluindo sete furacões.

Em novembro, o secretário-geral da ONU, António Guterres, já havia anunciado o plano durante a Conferência de Mudanças Climáticas, COP27, no Egito.

A Organização Meteorológica Mundial, OMM, e o Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres, Undrr, são colíderes na implementação do plano.

Salvando vidas e reduzindo perdas

Ambas as agências informaram que cerca de um terço dos países do globo não estão protegidos por sistemas de alerta precoce de vários perigos. O alerta é uma das medidas de adaptação climática mais comprovadas e econômicas.

Ele não apenas salva vidas, reduzindo a mortalidade por desastres em até oito vezes, mas também diminui as perdas econômicas após as catástrofes climáticas.

Segundo o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, “o número de desastres relacionados ao clima em todo o mundo aumentou cinco vezes nos últimos 50 anos, mas nem todos os países do Caribe possuem sistemas completos de alerta precoce”.

A OMM enfatizou que é vital apoiar o Caribe na construção de resiliência climática e a desastres para que os países possam agir com antecedência.

Implementar ações que melhorem a previsão do tempo e os sistemas de alerta precoce sobre eventos climáticos pode ajudar a salvar 23 mil vidas por ano

Cooperação e investimento

No lançamento regional, os líderes definiram medidas práticas para garantir que a iniciativa seja incorporada às estratégias de gerenciamento de risco de desastres. Além disso, destacaram trabalhos já em andamento, inclusive por entidades como a Agência Caribenha de Gerenciamento de Emergências em Desastres, Cdema.

Apesar de 19 estados e territórios fazerem parte do Cdema, apenas 30% estabeleceram planos para sistemas de alerta precoce de perigos múltiplos.

Para a implementação é preciso investimento em conhecimento de riscos de desastres, observações e previsões, preparação e resposta e comunicação de alertas precoces, com prioridade especial para comunidades vulneráveis.

Também serão necessários novos investimentos iniciais direcionados de US$ 3,1 bilhões entre agora e 2027, equivalente a um custo de apenas 50 centavos por pessoa por ano.

O lançamento também coincidiu com uma conferência da OMM para a região, com o tema: Aumentando a resiliência do clima, da água e do clima na América do Norte, América Central e Caribe.

O evento em Kingston, capital da Jamaica, termina nesta quinta-feira.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.