A Iniciativa de Grãos do Mar Negro foi prorrogada neste sábado, dia em que terminou o prazo da extensão feita em novembro.

Uma nota do porta-voz  do secretário-geral destaca que o acordo mediado pela ONU facilita a navegação segura para a exportação de grãos, alimentos e fertilizantes relacionados, incluindo amônia, de portos marítimos ucranianos.

Guerra

O entendimento visa abastecer os mercados diante da escassez global e do aumento dos preços alimentares, acentuados pela guerra na Ucrânia.

Rússia e a Ucrânia são os principais fornecedores de alimentos e fertilizantes

A ONU destaca que após a invasão da Ucrânia pelas forças russas em fevereiro de 2022, a iniciativa foi uma das poucas áreas em que os governos russo e ucraniano conseguiram chegar a um acordo.

O principal motor foi forte aumento dos preços de alimentos e fertilizantes em todo o mundo. A Rússia e a Ucrânia são os principais fornecedores desses produtos para os mercados mundiais e sua capacidade de exportação foi significativamente reduzida com o início dos confrontos.

Desde a assinatura da iniciativa em julho de 2022, cerca de 25 milhões de toneladas métricas de grãos e alimentos foram transportados para 45 países.

Queda gradual dos preços

A medida ajudou a acalmar os preços globais dos alimentos, que atingiram altas históricas em março de 2022. Um ano após a implementação da iniciativa, a queda gradual dos preços atingiu 18%.

O acordo foi mediado pela ONU e pelo governo turco.  Um Centro Conjunto de Coordenação  foi estabelecido em Istambul, para monitorar a implementação.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.