Em 27 de janeiro de 1945, soldados soviéticos entravam no campo de concentração de Auschwitz, no sul da Polônia, libertando milhares de sobreviventes do regime nazista. Nesta quinta-feira, o mundo marca o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
Em mensagem, o secretário-geral da ONU homenageia os “6 milhões de judeus que morreram”. A mensagem menciona ainda os povos roma e sinti, conhecidos por ciganos, e “as outras inúmeras vítimas de um horror sem precedentes de crueldade calculada”.
Linha de Frente
António Guterres declarou que “o Holocausto definiu as Nações Unidas”, sendo que o próprio nome da organização “foi cunhado para descrever a aliança que lutava contra o regime nazista e aliados”.
O secretário-geral destaca que a ONU deve “estar sempre na linha da frente da luta contra o antissemitismo e de todas as outras formas de intolerância religiosa e de racismo”.
Mas Guterres lamenta que a xenofobia e o ódio estejam reaparecendo de forma “alarmante”, com o aumento do antissemitismo, que segundo ele, é a “forma mais antiga e persistente de preconceito”.
Recordar o passado é crucial
O chefe da ONU também condena as tentativas de negar o Holocausto e lembra que nenhuma sociedade “está imune à irracionalidade ou à intolerância”. Guterres destaca que o massacre poderia ter sido evitado e diz que “recordar o passado é crucial para proteger o futuro”.
A alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, lembra que 77 anos depois do Holocausto, o racismo e a xenofobia estão aumentando no mundo, com ataques contra judeus em várias regiões do mundo.
Bachelet pede posição firme de todos contra o ódio e apoio à verdade fundamental de que existe igualdade entre todos os seres humanos. A expetativa da alta comissária é que haja mais ações de “combate às forças da divisão”.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.