Photo Credit: Global Diaspora News (www.GlobalDiasporaNews.com).

Lutero Simango, chefe da bancada parlamentar do MDM, declarou que “resgatar a Paz” é o principal desafio da IX Legislatura da Assembleia da República (AR) cujos trabalhos iniciaram formalmente nesta quarta-feira (25). Por seu turno o novo timoneiro do partido Frelimo no Parlamento, Sérgio Pantie, renovou o “cheque em branco” ao Governo de Filipe Nyusi.

“É só com a paz efectiva se pode dinamizar a economia nacional, inclusiva e partilhada, criando oportunidades, possibilidades, empregos e riquezas, assim como, fazer a terra fonte de comida, comercialização de produtos agrícolas e alavanca da nossa indústria”, destacou o líder parlamentar do Movimento Democrático de Moçambique (MDM).

Simango apontou ainda a necessidade de “Reflectir sobre o modelo mais justo e realista da Governação descentralizada: a governação descentralizada tem que ser efectiva e real, isto é, os eleitos para governar localmente não devem ser bloqueados através de estruturas governativas paralelas no mesmo espaço territorial”, demandou “economia inclusiva, participada e partilhada”, assinalou a urgência de aprofundar o debate sobre as Mudanças Climáticas, recordou a fraca qualidade do Ensino e problemas que se vivem no sector de Saúde Pública sem esquecer do cancro da nossa sociedade, a corrupção.

“Encorajamos o pessoal médico e paramédico; de migração, de segurança e outros directamente envolvidos nesta missão anti coronavírus de manter e elevar este alto espírito de responsabilidade na defesa da Saúde Pública dos Moçambicanos e outros Cidadãos no território nacional, para que o impacto do covid-19 seja mitigado no nosso país”, assinalou ainda Lutero Simango discursando na abertura da 1ª sessão ordinária da AR.

Frelimo renova “cheque em branco” e esquece consensos

Já o novo líder da bancada da maioria no Parlamento renovou o “cheque em branco” que tem dado ao Governo de Filipe Nyusi garantindo que vai chancelar todos os instrumentos que forem necessários. “A aprovação do Programa Quinquenal do Governo vai marcar o início da implementação dos principais objectivos do Governo” afirmou Sérgio Pantie.

No seu primeiro discurso como chefe da bancada parlamentar do partido Frelimo, Pantie reiterou que com a mesma responsabilidade, “estamos prontos para trabalhar com o governo em torno de matérias específicas que constituem preocupação para os moçambicanos, designadamente nas sessões de informação e perguntas ao governo bem como a análise da conta geral do estado referente ao exercício económico de 2018”, no entanto esqueceu-se de mencionar como pretendem materializar promessa de busca “consensos” na “Casa do Povo”.

Source of original article: @Verdade – Últimas (www.verdade.co.mz).
The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.GlobalDiasporaNews.com).

To submit your press release: (https://www.GlobalDiasporaNews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.GlobalDiasporaNews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.GlobalDiasporaNews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.