A alta representante para Assuntos de Desarmamento da ONU, Izumi Nakamitsu, falou ao Conselho de Segurança nesta quarta-feira sobre a situação na Ucrânia, após relatos de que diversos países estariam enviando ajuda militar ao governo de Kyiv.

A reunião solicitada pela Rússia contou com a participação do músico Roger Waters, da banda Pink Floyd, que falou por videoconferência, após o convite russo.

© UNICEF/Aleksey Filippov

Carrinhos de bebê vazios foram colocados em filas organizadas na praça central de Lviv, na Ucrânia, para simbolizar as crianças mortas na guerra em andamento.

Armamento e apoio militar

Izumi Nakamitsu avaliou que o grande fluxo de armas em situação de conflito pode escalar a violência.

Segundo ela, a assistência internacional inclui a transferência de armamento convencional pesado e munições, veículos de combate, defesa aérea, sistemas de artilharia de grande calibre, veículos aéreos não-tripulados e sistemas de mísseis, bem como armas pequenas e leves.

Para a subsecretária-geral, medidas para combater o potencial desvio de armas e munições serão fundamentais para a recuperação pós-conflito e para a segurança e estabilidade regional, bem como para prevenir conflitos em outras regiões.

Transparência nos armamentos

De acordo com as normas internacionais, qualquer transferência de armas e munições deve envolver avaliações de risco prévias e controles pós-embarque, como inspeção no local e verificações do usuário final.

Nakamitsu também reforçou que a transparência é crucial para a confiança que pode servir para reduzir as tensões e ambiguidades entre os Estados-Membros.

Ela disse que o Registro de Armas Convencionais da ONU e o Tratado de Comércio de Armas continuam sendo instrumentos-chave.

© Unicef/Kristina Pashkina

Uma escola em Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, é destruída após um forte bombardeio.

Apelo pela paz

Izumi Nakamitsu lembrou a invasão da Ucrânia fará um ano em breve, e renovou o apelo para a paz.

Para a alta representante para Assuntos de Desarmamento da ONU, a escalada e prolongamento do conflito só trará mais sofrimento. Ela acrescentou que a transferência de equipamento militar em apoio à Ucrânia não deve prejudicar a aspiração à paz.

Situação Humanitária

Segundo os dados do Escritório de Direitos Humanos da ONU, a violência já deixou mais de 18 mil vítimas, sendo mais de 7 mil mortos e 11 mil feridos.

Ela reforçou que além de ataques a residências e escolas, instalações de saúde também têm sido alvo. Para a representante, a falta d’água, gás, aquecimento e eletricidade são inaceitáveis, e os civis são os que mais sofrem com a escalada da violência.

Recuperação

Também nesta quarta-feira, numa nota separada, o Japão anunciou um investimento de US$ 16,1 milhões para apoiar a Unesco em projetos de educação, cultura e na proteção de jornalistas. A Ucrânia é maior beneficiada, recebendo um aporte de US$ 10 milhões.

Com este valor, o Japão se torna o maior parceiro da agência da ONU na Ucrânia. O dinheiro deve oferecer apoio psicológico e aconselhamento jurídico aos jornalistas, bem como treinamento sobre como se proteger em zonas de guerra.

A agência da ONU também fornecerá equipamentos às redações, incluindo geradores para não interromper o trabalho.

A Unesco apoiará ainda a mídia local na Moldávia, Romênia e Eslováquia para fornecer informações na língua ucraniana aos refugiados nesses países e promover o entendimento entre os refugiados e os moradores.

Em coordenação com o Ministério da Cultura da Ucrânia, quatro das instalações ucranianas serão restauradas, incluindo o Mosteiro de Kyiv-Petchersk. Um plano de preparação para emergências será desenvolvido para 10 locais, prevendo sua digitalização completa em formato 3D.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.